segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Curso "Quero Ser Paleontólogo!"

Seu filho gosta de brincar na terra? E de achar coisas escondidas? Juntar peças de um quebra-cabeça? Descobrir histórias a partir de pistas? De animais grandes? Aprender sobre o passado? Todas essas coisas um paleontólogo faz.
"Para mim não, obrigado, estou de dieta! Só uma floresta por dia e nada de arbustos durante as refeições!"


Com o suporte científico do paleontólogo Bruno Augusta*, estamos lançando para as férias de janeiro um curso de paleontologia para crianças a partir de 6 anos.

O curso será realizado na PanaPaná Livraria Infantil (Vila Clementino - São Paulo) e os participantes conhecerão o incrível universo do paleontólogo onde, brincando, passarão por simulações das etapas básicas do trabalho desse profissional, ampliando seu conhecimento sobre a Paleontologia, a ciência que estuda a história da vida na Terra. Terão contato também com a Paleoarte, a arte que recria os ambientes pré-históricos.

Arte, ciência e entretenimento estarão integrados através de dinâmicas específicas – jogos, brincadeiras, confecção de réplicas de fósseis, escavações, pop-up, entre outros – num curso que ensina, diverte e nutre sonhos de crianças que podem vir a ser cientistas e até mesmo atuar na área de paleontologia, quando adultas.

Os encontros serão assim:
Sextas-feiras: 09,16, 23 e 30/01 ou
Sábados: 10, 17, 24 e 31/01
das 10 às 12h
Valores: R$ 50,00 por encontro ou R$ 150,00 os 4 encontros

no 1º encontro (dias 09 ou 10/01):
Paleontologia – A Fantástica História da Vida
Como a vida surgiu e evoluiu em nosso planeta ao longo de 3,8 bilhões de anos? Partindo das bactérias, passaremos pelos insetos gigantes do Carbonífero e pelos incríveis dinossauros do Mesozóico até chegar nos dias atuais.

no 2º encontro (dias 16 ou 17/01):
Os Fósseis e a Paleoarte
O que são fósseis? Tem fóssil aqui no Brasil?
Como os cientistas sabem como eram, “por fora”, os dinossauros? Investigação dos vestígios fósseis para recriar o hábitat dos dinos, através da Paleoarte.

no 3º encontro (dias 23 ou 24/01):
Escavações: aventura ou trabalho duro?
Como faço para encontrar um fóssil por aí? E se eu achar algum, quanto ele vale?
Achei um fóssil! E agora, o que eu faço com isso?

no 4º encontro (dias 30 ou 31/01)
Onde trabalha o Paleontólogo?
Os melhores lugares – aqui pertinho tem! – para ver dinossauros.
Exploração de livros e apresentação de vídeo com animações gráficas hiper-realistas.
Neste dia os pais estão convidados para um café.
Inscrições antecipadas por fone ou e-mail:
(11) 5082-2132 - livrariapanapana@terra.com.br
Vagas limitadas.

"Caçar e coletar é legal pai, mas eu realmente gostaria de ser pesquisador e cientista!"


Bruno Gonçalves Augusta

Biólogo formado pelo Centro Universitário Fundação Santo André, é membro da Sociedade Brasileira de Paleontologia. Concluiu projeto de Iniciação Científica, no ano de 2007, na área de Ensino e Divulgação de Paleontologia, tendo publicado os dados deste trabalho (em 2008) no VI Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados.

Possui grande experiência no ensino formal e não-formal de Ciências, principalmente na área de Paleontologia e Dinossauros, tendo atuado como Educador em grandes museus e exposições como “Dinos-na-Oca”, “Sabina – Escola Parque do Conhecimento” (onde também foi responsável pela capacitação de professores da rede pública de Santo André, a respeito da importância da introdução de conceitos de Paleontologia e História da Vida em sala de aula), “Revolução Genômica” e “Einstein”, além de atuar como professor de Biologia em cursinho pré-vestibular.

Na área de Divulgação e Difusão Científica, entre suas principais contribuições, prestou consultoria científica à Revista Recreio (Editora Abril), em sua coleção “Dino Rock”, publicada ao longo do ano de 2008, e também foi palestrante de lançamento do DVD “Parque Pré-Histórico” (Focus Filmes), na Livraria Cultura do shopping Villa-Lobos, em Novembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário