domingo, 24 de outubro de 2010

É possível ser paleontólogo no Brasil?

Olá à todos!

Montei este blog com o intuito de divulgar o curso "Quero ser paleontólogo!", promovido na PanaPaná Livraria Infantil, e suas edições. Entretanto, recebi muitos feedbacks de diversas pessoas (crianças, jovens e adultos) ao acessarem este blog, me mandando e-mails, com interesse em se tornarem paleontólogos(as). Por isso, decidi retomar as postagens do blog, agora voltado não apenas para a divulgação do curso "Quero ser paleontólogo!", mas também para a divulgação da Paleontologia no Brasil e do trabalho do paleontólogo.

Você se interessa por paleontologia? Gosta de aventuras e de pesquisar sobre as antigas formas de vida no nosso planeta? Já pensou em ser paleontólogo? Se a sua resposta foi "sim" para alguma dessas perguntas, então não perca tempo e adicione o blog "Quero ser Paleontólogo!" aos seus favoritos!

Para retomar a produção deste blog, nada melhor então do que começar com uma postagem sobre o trabalho de um paleontólogo no Brasil. Será que é possível trabalhar com paleontologia no Brasil? Onde que o trabalho é realizado? O quê eu tenho que estudar para me tornar um paleontólogo?

Bem, vamos por fases:

Fase "1" - Quero ser paleontólogo!

Essa fase é quando você se dá conta de que quer mesmo ser paleontólogo, quer descobrir fósseis, quer dar nome a bichos novos, etc. Ela pode ocorrer desde cedo, quando você ainda é uma criança (como ocorreu comigo e com vários paleontólogos que conheço) ou mais tarde, com você no Ensino Médio ou mesmo na faculdade.

Fase "2" - E aí, o que eu faço agora?

Aqui é a fase onde provavelmente você fica mais perdido. Você não faz ideia do quê fazer agora, não sabe o caminho a seguir e, ainda, pra piorar, sempre que você comenta com as pessoas ao seu redor que quer mesmo ser paleontólogo, acaba ouvindo frases como "Tu quer mesmo fazer isso da vida, tem certeza?", "Mas não dá pra ser isso aí aqui no Brasil!", "Vai acabar desempregado, é melhor escolher outra área...", entre outras.

Não se preocupe, é extremamente normal ficar "perdido" nessa fase. Provavelmente você vai ouvir que é impossível ser paleontólogo no Brasil. Mas não é.

Fase "3" - Escolhas

Se você passou pela fase 2 e está decidido a seguir a estrada da paleontologia, há uma grande escolha a fazer: que faculdade cursar?

Aqui no Brasil não há gradução em Paleontologia (mas há em outros lugares do mundo, se estudar fora do país for uma opção para você). Normalmente, os paleontólogos brasileiros se formam em Biologia ou Geologia, mas existem casos de profissionais que se formaram em outras áreas (como Geografia, por exemplo). Nesse momento, você deve pesquisar bem as diferenças entre cada área, como é o campo de trabalho em cada uma delas, etc. Vale conversar com profissionais da área, pesquisar na internet, participar de eventos, tudo o que possa lhe esclarecer como é o funcionamento de cada área. O importante é que quando você faça a escolha da sua graduação, você o faça de maneira consciente e sabendo o que vai passar nos próximos 4 ou 5 anos. Para cada área, você receberá uma formação específica que o ajudará no trabalho em Paleontologia.

Se você escolher Biologia, receberá uma base forte em: Zoologia, Botânica, diversidade biológica, evolução, etc.

Se você escolher Geologia, receberá uma base forte em: Ciclo das rochas, formação de fósseis, sedimentologia, datação geológica, etc.

Vale lembrar que a Paleontologia é praticamente uma "combinação" entre Biologia e Geologia, e você vai precisar de uma boa base nas duas áreas. Cabe, então, escolher a área com a qual você tenha mais afinidade (eu, por exemplo, escolhi Biologia).

Fase "4" - Durante a graduação

Enquanto você estiver na faculdade, o ideal é tentar buscar um contato inicial com a paleontologia. Você pode fazer um estágio em alguma instituição que trabalhe com Paleontologia (veja uma lista no final deste post), fazer uma iniciação científica na área ou trabalhar em algum projeto de divulgação científica em Paleontologia, por exemplo. Esse contato inicial, além de te ensinar muitas coisas novas, pode te ajudar a abrir portas para uma pós-graduação depois da faculdade.

Fase "5" - Pós-graduação

É aqui que ocorre a "formação" do paleontólogo, onde ele se especializa em alguma área dentro da paleontologia e começa sua própria linha de pesquisa. A pós-graduação aqui citada é a strictu sensu (ou seja, Mestrado, Doutorado, pós-Doutorado, etc, onde o pesquisador defende sua dissertação ou tese), e não a latu sensu (cursos de especialização, popularmente chamados de "pós").

A pós-graduação em Paleontologia é realizada principalmente em universidades públicas, que reúnem a grande maioria dos profissionais em paleontologia no país. Para ingressar numa universidade, você primeiro precisa ter contato com o laboratório que trabalha com paleo naquela instituição e com um orientador que tope te orientar em algum projeto. Por isso, experiências prévias na área podem te ajudar a entrar para a equipe do laboratório. Chegue na universidade, converse com o pessoal do laboratório, mande e-mail, insista um pouco (se necessário), e mostre que você tem bastante interesse em trabalhar para o laboratório. Mesmo assim, é importante que você esteja disposto a fazer uma espécie de "estágio voluntário" no laboratório, indo algumas vezes na semana, sem receber por isso, mas já preparando um projeto de Mestrado e/ou Doutorado. Você também poderá participar de congressos, simpósios, saídas de campo para coleta de fósseis, etc.

Nem sempre você vai conseguir trabalhar com o grupo específico que deseja. Não adianta querer trabalhar com tigres-dentes-de-sabre, por exemplo, se na instituição só há fósseis de répteis. Por isso, o estágio antes do ingresso na pós-graduação é importantíssimo, para saber que tipos de materiais existem lá e que tipo de projetos você pode desenvolver.

Fase "6" - O campo de trabalho

E onde o paleontólogo trabalha aqui no Brasil? Bem, a maior parte do campo de trabalho está concentrado nas próprias universidades. Enquanto o aluno de pós-graduação faz sua pesquisa, normalmente ele recebe uma bolsa (de instituições públicas) pelo seu trabalho. Depois do Mestrado e Doutorado, ele pode prestar um concurso público para se tornar professor/pesquisador de alguma universidade.

Outras opções para o profissional de paleontologia são: curadoria de museus e exposições, pesquisa em combustíveis fósseis, consultoria científica, divulgação científica, etc.


Enfim, essas foram as principais fases resumidas (BEM resumidas) que você irá passar a partir do momento em que desejar ser paleontólogo. Vale a pena lembrar que o campo em paleontologia no Brasil é restrito, sim, mas não impossível. De qualquer maneira, toda atividade profissional tem suas particularidades e dificuldades. O mais importante é você se tornar um profissional que goste realmente do que faça, que seja perseverante e esteja disposto a aprender durante toda sua vida; isso certamente lhe tornará um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Pense nisso!

Espero ter lhe ajudado em sua jornada paleontológica. Logo abaixo, coloquei uma lista com diversas instituições brasileiras que trabalham com paleontologia (se souber de mais alguma que não conste na lista, me avise que eu adiciono). Visite seus sites e conheça mais sobre suas linhas de pesquisa!

Boa sorte!

Lista de instituições brasileiras que desenvolvem pesquisa científica em Paleontologia

Região Sudeste

USP

--> Museu de Zoologia da USP

--> Instituto de Geociências da USP

--> Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto

UNESP

--> Instituto de Geociências (Rio Claro)

Museu Geológico Valdemar Lefèvre

Museu de História Natural de Taubaté

Museu de Paleontologia de Marília
Museu de Paleontologia de Monte Alto



UFRJ
--> Museu Nacional

--> Instituto de Geociências da UFRJ
Museu dos Dinossauros - Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price

UERJ
--> Departamento de Estratigrafia e Paleontologia

UNIRIO
--> Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozóicas
--> Laboratório de Mastozoologia

Região Sul

UFPR
--> Departamento de Geologia da UFPR

UFRGS
--> Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da UFRGS

UFSM
--> Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia da UFSM

UNIPAMPA
--> Campus de São Gabriel

Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Região Nordeste
Universidade Federal do Maranhão

Universidade Regional do Cariri
--> Museu de Paleontologia

Região Norte

Universidade Federal do Acre

Museu Paraense Emilio Goeldi

O que vem por aí? Prévia do post da próxima semana

Eu sei o que você comeu no Jurássico passado!
Como os paleontólogos sabem reconstruir a dieta dos animais extintos? Conhecendo apenas os dentes de um animal extinto, é possível saber o que ele comia? Se um animal extinto é parente de um animal atual, posso afirmar que os dois têm o mesmo tipo de alimentação? Essas e muitas outras questões você vai ver semana que vem, neste mesmo blog, nessa mesma internet!

225 comentários:

  1. Eu adoro paleontólogia,adoro história
    mais no brasil e uma área que não e valorizada
    e é uma pena pois existem grande sitios históricos
    a serem explorados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. concordo com vc acho q a paleontologia ajuda a comhecer nosso passado a paleontologia devia ser mais valorizada nao so no Brasil mas em todo lugar eu tenho 11 anos e adoro paleontologia desde q começei a conhecer mas sobre os dinossauros e sobre o nosso passado desidi q era isso q eu quero ser E A TODOS VC Q QUEREM SER PALEONTOLOGOS(AS) CONTINUEM COM SEUS SONHOS MESMO Q NINGUEM APOIE

      Excluir
    3. Cara tenho 14 e não quero desistir disso mais vendo tudo que vou ter q passar acho que não vou fazer isso aqui no Brasil. E se fala muito pouco sobre isso aqui no Brasil msm assim não quero desistir gosto muito da área e agr pesquisando mais só me intereesso mais e mais.

      Excluir
  2. Ciência e educação, no geral, são áreas não muito valorizadas no Brasil (como são em outros lugares do mundo). Mas não são impossíveis de se seguir aqui no nosso país! Se você tiver paciência, força de vontade e gosto por aprender pode se tornar um grande cientista, quem sabe um grande paleontólogo? :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. A milha filha Ana Elizabete tem 11 anos, é apaixonada por dinossauros, agora diz com certeza que quer ser Paleontóloga, eu estou sempre apoiando. Por isso estou a procura de orientações, para ensinar a ela o melhor caminho.
    Luziane Braz Freitas

    ResponderExcluir
  4. Muito bem, Luziane! O apoio dos pais é uma das coisas mais importantes para o futuro dos filhos. Se você sempre incentivá-la a estudar, a aprender e a seguir o que gosta, mesmo que ela decida não ser paleontóloga no futuro, com certeza ela será uma excelente profissional, pois as pessoas que fazem aquilo que gostam são os melhores profissionais no mercado! E se ela decidir se tornar paleontóloga mesmo, quem sabe um dia ela não encontre um Luzianesaurus? :-)

    ResponderExcluir
  5. Taunay so consegui como anonimo
    eu queria ser paleontologo mas tinha pensado em fase historia e depois me especialisar em palentologia não da pra seguir esse caminho tambem ou não tem que ser biologia ou ser geologo pois ouvi de outras pesoas que da pra seguir historia e se especialisar oque você acha disso? da para seguir eessa area ou nao me responda no emeio: taunay1108@hotmail.com
    atenciosamente Taunay 15 anos curitiba pr p´
    peso a resposta no emeio

    ResponderExcluir
  6. eu gostaria de fazer geologia , oq vc pode me dizer?
    obrigado !!!

    rafael mg

    ResponderExcluir
  7. @Taunay: uma mensagem já foi enviada ao seu e-mail tirando suas dúvidas! :-)

    ResponderExcluir
  8. @Rafael: Geologia é uma ótima área e um bom mercado, em ascensão no Brasil por causa das estatais (Petrobrás, Vale, etc) e de muitas mineradoras que empregam bem. Cursando Geologia, também, você vai ter uma ótima base para posteriormente seguir na área de Paleontologia, além de ter um interessante mercado de trabalho como geólogo. É uma boa escolha!

    ResponderExcluir
  9. tenho 14 anos e dez que me entendo por gente quero ser paleontólogo mas nao sabia muita informacao sobre as universidades aqui no brasil.gostaria de saber se vc conhece essas todas e sabe se tem que trabalha melhor com a biologia e paleontologia?bem gostei muito desse e até imprimi vou guardar para saber melhor meu futuro. continue postando esta muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Olá anônimo,

    Obrigado pelos elogios ao conteúdo do blog!

    Todas as Universidades que foram citadas no post trabalham de maneira séria e de qualidade. Existem algumas instituições que são mais "tradicionais" na Paleontologia, que fazem pesquisa há mais tempo, como a UFRJ, o Museu Nacional e a UNESP, e outras que são mais novas na área, mas que já fazem publicações de peso, como o próprio Museu de Zoologia da USP. Qualquer uma que você escolha será uma excelente escolha! E o que vai determinar mais a qualidade do seu trabalho é o quanto você vai se empenhar em estudar o seu grupo de interesse. Na nossa área nós temos que estudar e ler o tempo inteiro, para podermos escrever artigos de qualidade.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. EU PENSO EM FAZER GEOLOGIA

    QUERIA SABER SE EU FIZER GEOLOGIA E SOUBER UM POUCO DE BIOLOGIA EU PODERIA SAIR EM CAMPO PROCURANDO FOSSEIS ANTIGOS E ANIMAIS PRÉ HISTORICOS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para sair à campo buscando fósseis, você precisa de autorização do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), que é concedida às Universidades que fazem pesquisa em Paleontologia. Por isso, não basta apenas ter conhecimento: tem que estar vinculado à alguma Universidade como estudante ou pesquisador!

      Isso evita que muitas pessoas saiam por aí "caçando" fósseis sem o devido cuidado e destruindo nosso patrimônio paleontológico.

      Mas não desanime: se quiser ser paleontólogo, encontrará ótima Universidades aqui no Brasil para estudar!

      Um abraço!

      Excluir
  12. Olá sou carlos cicero tewnho 16 anos desde que era bem pequeno eu ja sabia que queria ser paleantologo + nao sabia que era tao complicado assim. mais aki gostaria de saber se e a geologia ou a biologia que eu sairia em trabalho de campo procurando fisseis e quanto tempo isso demoraria?
    a belo blog me esclareceu muito espero sua resposta

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlos Cícero!

    Excelente pergunta. Na verdade, o procedimento de coleta de fósseis é mais complexo. Não basta só ter formação especializada, saber onde procurar fósseis e sair com uma pá e uma picareta por aí. É preciso ter autorização de um órgão do governo, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para poder coletar, justificando por quê você quer coletar os fósseis e o quê você vai fazer com eles. E normalmente quem solicita essa autorização é a própria Universidade.

    Fazendo parte de uma equipe de pesquisa em Paleontologia dentro de uma Universidade, é provável que você participe de escavações. Mas "sozinho", por conta própria, não dá.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá Leandro!

    Obrigado pela parceria! Também estou seguindo o seu blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. ESSA RESPOSTA JA RESPONDEU MINHA PERGUNTA !!

    ResponderExcluir
  16. Bruno vc tem msn quero me tornar paleontologo estudo fosseis a 1 ano comecei estudalos aos 13 hj to com 14 se vc tiver um msn vc poderia me passar?

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não sei o que quero ser.Mas eu adoro dinoussauros e acho muitolegal escavar ossos que valem muito, eu sempre que posso pesquiso sobre dinossauros, mas se eu não trabalhar nessa area eu vou sempre ficar atenta aos dinoussauros; e esse bolg vai me ajudar muito.
    OBRIGADA QUE VOCE CONSIGUA FAZER MUITAS PESQUISAS E ACHAR MUITOS DINOSSAUROS POR AI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kymbelie! Eu também espero poder ajudar a descobrir muitas coisas importantes para a Paleontologia no Brasil!

      :-)

      Boa sorte nas suas escolhas futuras!

      Excluir
  18. Também sou um daqueles que é apaixonado por dinossauros. Penso em ser Paleontólogo, mas uma coisa que descobri é que não dá para ser milionário com essa profissão. Sei que o dinheiro não traz feliciidade,o que vale a pena é o PRAZER emitido daquilo que você mais gosta. Porém, são muitos anos de estudos para ganhar tão pouco.Por isso que penso em ser biólogo e paleontólogo, porque o Brasil é infelizmente um país onde os mais pobres são alvos do sofrimento.

    ResponderExcluir
  19. Ola Meu nome é Jessica pereira Tenho 19 anos...
    Olha posso dizer que sou apaixonada por natureza,historias,animais e aventuras..
    Amo carcar buraco...
    Amo caverna...
    Amo oceano...
    Tenho uma paixao imensa por td issio..
    Na verdade quer o seguir a carreira de arqueologia..
    Mais no brasil tbm nao tem como paleontóloga ..
    è dificil..
    Porque os brasileiros nao valorizam a ciencia,a historia e principalmente a geoagrafia...
    Aki tem mtos lugares bons pra quem tem prazer de seguir essa profissao..
    Gostaria de que vc me aconselhaçe mais um pouco sobre essa profissao..
    Pois naum tenho condicao de ir pra fora pra estudar...Kro mto ser arqueologa ou paleontóloga ...
    Se for possivel me ajuda eu gostaria de uma força...
    Meu email é jeehpo@hotmail.com
    Me manda pelo email..
    Esperarei ...
    Obrigado pela atencao..

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Gostei muito do conteúdo do blog.
    Só gostaria de tirar uma dúvida:
    Eu pretendo fazer Arqueologia , aqui na UFPE. Posso fazer pós em paleontologia com a graduação em arqueologia ?
    Obrigado . :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Desde que algum orientador da área de Paleontologia aceite te orientar sabendo de sua graduação. No Brasil, temos alguns paleontólogos que são graduados em Geografia, Odontologia e até Medicina, para você ter uma ideia! :-)

      Boa sorte!

      Excluir
  21. Oi eu tenho 12 anos e desde criança adoro estudar sobre os dinossauros e pensei em ser paleontologo e perguntei a varias pessoas sobre a idea e elas falaram a mesma coisa "ser paleontologo no brasil não dá" mais eu vou lutar pra ser um paleontologo de suceso e também criei um blog de dinossauros , acesse ai pode gostar: dinossauria-completa.blogspot.com thauuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu também ouvi muitas vezes durante a minha vida que seria "impossível ser paleontólogo no Brasil". Mas uma coisa eu te digo: é mentira! Não é uma carreira fácil, de maneira alguma, mas é totalmente possível desde que você se dedique e tenha perseverança!

      Parabéns pelo trabalho com o blog.

      Boa sorte!

      Excluir
  22. esse blog caiu-me como uma luva cara, desde criança eu queria ser Paleontólogo, com o tempo as idéias foram mudando, mas o sonho de ser um cientista ainda, eu comecei esse ano biologia, o curso em si é muito legal, mas ainda nao me sinto confortavel, no próprio curso eu me interessei muito mais por geologia do que propriamente outros cursos relacionados a biologia (como botânica), e é muito dificil estar numa indecisão do que fazer da vida, seguir o sonho de infância, ou botar um terno e gravata e trabalhar em algo que provavelmente financeiramente seria mais rentável.

    de qualquer forma tem muito chão pela frente, o importante é seguir com foco nos objetivos.

    abraço.

    ResponderExcluir
  23. ola meu nome é Adriana pinto Bergamo
    quero poder estudar sobre a vida de dinossauros antes e depois deles viver na terra a minha curiossidade é saber achar fossil nas grandes e pequenas pedras , quero poder estudar até o fim do curso será que eu consigo ser igual a vcs ou não posso tentar pelo menos assim mais ou menos

    ResponderExcluir
  24. olá meu nome é anaizia brito,adoro paleontologia. gostei muito do que li, e aprendi bastante. para um aprendiz isso já é algo.. obg pelo conhecimento

    ResponderExcluir
  25. Olá, eu gostaria de fazer a faculdade de paleontologia, mas como você falou la no começo do blog no Brasil so existe curso de pós-graduação em paleontologia gostaria de saber se em outros paises existe a faculdade de paleontologia. Eu soube que em Portugal existe essa faculdade mas tbm gostaria de saber se é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns países como EUA e Argentina existem cursos de graduação em Paleontologia. Alguns países da Europa também têm, embora eu não tenha certeza sobre Portugal. Pesquise direto no site de Universidades estrangeiras! Com certeza você vai encontrar informações muito úteis por lá.

      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  26. Eu tenho 8 anos e quero ser paleontólogo mas meu pai quer que eu seja medico

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho 8 anos quero ser paleontologo mas so existe facudade de paleontologia na Roma

    ResponderExcluir
  28. Eu gostaria muito de saber como trabalhar em campo, ou seja, descobrindo fosseis (mesmo internacionalmente). Obrigado, optima escrita e boa flexbilidade, nenhuma informacao esta fora deste post.

    ResponderExcluir
  29. Exelente conteudo, mas eu tenho uma duvida totalmente leiga e fora de conversa. Mas vejo que voce tem conteudo: os Velociraptors apresentam abilidade cognitiva assim como no filme Jurassic Park?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber exatamente como era o comportamento dos animais extintos é impossível, uma vez nós encontramos principalmente apenas o esqueleto desses animais. Entretanto, comparando com animais atuais de parentesco relativamente próximo (no caso dos Velociraptors, as aves) podemos ter uma ideia de como PODERIA ser o seu comportamento. Nesse caso, a inteligência desses dinos poderia ser realmente surpreendente, mas eu não creio que seria tanta como mostrado nos filmes de Jurassic Park. Mas quem sabe? Se um dia pudéssemos ver esses animais vivos, aí sim teríamos certeza de como eles eram! :-)

      Excluir
  30. Boa noite!Sou Arquiteta e Urbanista.
    Gostaria de me especializar em paleontologia.
    Qual o melhor caminho?
    Grata.
    Nádia
    meu e-mail
    nadia.arq@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. tenho 16anos vou estudar muito para ser um paleontologo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  32. Iza Gomes da C. Chain2 de novembro de 2011 às 07:54

    Olá! Parabéns pelo Blog! Sou mãe de uma pequerrucha de 07 anos que diz querer ser paleontóloga. Fomos ao site da SBP ( Sociedade Brasileira de Paleontologia) e ela adorou!
    Compreendi, agora, quais os possíveis caminhos no Brasil... Pelo que percebo nas falas dela, parece que o caminho inicial será a Biologia.
    Ah, se na minha infância tivéssemos orientações assim!!
    Caso o interesse dela se mantenha ao longo dos próximos anos de estudos já sei como dar andamento à questão.
    Juiz de Fora- MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que existem pais e mães tão competentes como você que se esforçam para ouvir os filhos e incentivá-los à seguirem as carreiras que eles mostrarem interesse! Mesmo que sua pequena não queira se tornar paleontóloga no futuro, com certeza ela terá escolhido uma ótima profissão devido ao seu suporte, e não será uma pessoa frustrada profissionalmente! :-)

      Um abraço!

      Excluir
  33. Minha paixão pela paleontologia venho desde pequena, terminando o colegial fiquei em duvida entre Geologia e Biologia. E hoje sou graduanda em Biologia, e já estou trabalhando no meu TCC com o tema Paleontologia no Brasil, que é um levantamento bibliográfico sobre a mesma, assim como também pretendo fazer a pós em Ribeirão Preto. Achei muito interessante seu blog, resolveu algumas duvidas minhas.

    ResponderExcluir
  34. Nossa eu ERA FANÁTICO por dinossauros quando era mais novo!! sabia muita coisa e sempre quis ser paleontólogo! tenho ate revistas guardadas ate hoje, ainda sei algumas coisas mas..agora sou músico rock e quero isso para mim, mas confesso que da uma vontade de ser paleontólogo...

    ResponderExcluir
  35. eu tinha muitas duvidas mas agora não tenho mais obrigado

    ResponderExcluir
  36. meu filho diz que quer ser paleontólogo porqueele adora dinossauros mas paleontotologia não se resume somente a isso quantos anos de estudo ele tem pela frente me oriente obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ser sincero, a carreira exige que se estude a vida inteira para ser um bom paleontólogo! Mas se formos falar de estudo "formal" (ou seja, com um diploma), posso dizer que são aproximadamente: 4 anos de graduação e 6 anos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) para poder trabalhar como paleontólogo (professor e pesquisador) em Universidades brasileiras.

      Boa sorte!

      Excluir
  37. ola BRUNO. QUE TAL FICARMOS AMIGOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  38. ola ótimo texto,queria saber das areas relacionadas a história sem ser profesora,se poder ajudar,obrigado : )

    ResponderExcluir
  39. Nao tem faculdade no rj???
    esse blog me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  40. ola bruno,tenho 15 anos gostaria de fazer algo de historia mas acho que terei de ver outra area ,vi em biologia ,mas então gosto muito de história e entendo mas se eu quiser fazer biologia oque voce acha tipo eu não entendo de biologia e poderia fazer faculdade de biologia mesmo não sabendo muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que é melhor você fazer a faculdade que mais te agrade: se você gosta de história, faça história! São 4 anos de estudo, então tem que ser alguma coisa que você realmente goste de estudar.

      Boa sorte!

      Excluir
  41. Oi Bruno,tenho 13 anos me interesso por história mas gostei de geologia teria como eu fazer as duas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode fazer quantas graduações quiser! É interessante que você pesquise bem a grade curricular dos cursos para ver aquela que combina mais com você, mas a priori tu pode fazer quantas graduações quiser. Pra ser paleontólogo, entretanto, tem que partir para a pós-graduação.

      Excluir
  42. olá.. eu gostaria de saber onde tem sitios paleontologicos em são paulo. agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interior de São Paulo é rico em sítios paleontológicos, entretanto, o acesso não é público e só pode ser feito por pesquisadores. Isso impede que pessoas que não conheçam profundamente o tema acabem quebrando ou coletando de maneira errada os fósseis. As cidades mais ricas nesse sentido são: Presidente Prudente e região, Marília e região, Monte Alto e região, General Salgado e região, etc.

      Excluir
  43. EU TENHO APENAS 15 ANOS E DEIS DOS 4 ANOS DE IDADES JA ASSISTI OS 3 FILMES JURASSIC PARK!! SOU FANATICA EPLA A PALEONTOLOGIA.GOSTO MUIIITO DESSA AREA A MATERIA HISTÓRIA TAMBÉM ESTA PRESENTE NA AREA DE PALEONTOLOGIA NÉ??!!! SI EU CONSEGUI ENTRA NA FACULDADE DE PALEONTOLIGIA EU VENHO ESCREVER NO SEU BLOG!!BJS E VIVA A PALEONTOLIGIA

    ResponderExcluir
  44. Sou bem novo e meu sonho é ser um é ser um profissional completo e queria saber se é possível cursar 4 universidades (Ou escola Tecnica) como biologia, Historia , Geologia e Paleontologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível! Mas eu recomendaria que vc escolhesse um curso de graduação e depois se especializasse em Paleontologia. Cursar Biologia e depois Geologia pode ser uma boa também!

      Excluir
  45. sou estudante de historia e gostaria de fazer um curso de paleontologia ou melhor estou com vontade de ingressar na area,gostaria de dica para região nodeste alem dos quais voces cita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As que eu cito são as principais que eu conheço mesmo, como sou da região Sudeste acabo não conhecendo completamente o pessoal que trabalha no Nordeste. Sugiro que vc procure por paleontólogos do Nordeste e pergunte para eles em quais outras instituições vc poderia ingressar!

      Excluir
  46. Bom tenho 15 anos estou no 2°ano ensino medio estudo muito tds dias sobre biologoa na area de paleontologia mais agora que percebo que esta não é uma érea valorizada no brasil que é uma pena mais msm q eu qira continuar nesta profissao eu conseguiria ingressar nesta faculda fazer mestrado doutorado pós... sem pagar nd sóh com estudos e passando em vestibulares bolsas etc ou nao há como encara isto sem pagar muita grana para formar-se em paleontogia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os estudos de pós graduação em Paleontologia são normalmente feitos em Universidades Públicas, ou seja, gratuitas. Vc não paga nada por estudar e ainda tem a chance de concorrer a uma bolsa de estudos para custear sua carreira! :-)

      Excluir
  47. Bom, primeiramente boa noite Bruno!!
    Me chamo David e tenho 16 anos curso o terceiro ano do ensino médio, e desde criança quero ser um grande paleontólogo... mas sempre me perguntei se no Brasil teria essa área, como diz o blog, no Brasil não tem essa área expecifica... entao resolvi cursar Biologia que é uma área que eu mais me identifico...
    Moro em SC e queria saber se a UFSC tem essa permição da DNPM para que possa sair e escavar os dinos, Parece apressado mais eles me facinam, com o estudo que eu tenho na escola e em casa, sei bastante coisa sobre os dinossauros e sobre os periodos... e tenho certeza q vou conseguir me especializar nessa área.
    Gostaria de saber uma boa universidade para eu estar cursando e que me ofereça essa oportunidade de escavar...
    Ótimo blog, gostei muito ajudou quando eu pensei em desistir porque pensei que não teria aqui!!
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios e desculpe pelo atraso na resposta!

      Bom, toda Universidade pública já tem, automaticamente, permissão do DNPM para coletar fósseis em qualquer lugar do Brasil. O que a Universidade deve fazer é apenas comunicar o DNPM que estará fazendo um trabalho de campo quando for. O que vc deve procurar é saber se a UFSC tem paleontólogos que possam te orientar numa pós-graduação; se ela não possuir esses profissionais, vc poderia ir para a UFPR ou para a UFRGS, que possuem ótimas equipes de paleontologia.

      Abraços!

      Excluir
  48. Olá Bruno. Excelente conteúdo, está de parabéns. Gostaria de saber qual a faixa salarial de um paleontólogo no Brasil. Seria vantajoso trabalhar no exterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A faixa salarial varia conforme a progressão da carreira. No início, temos mais ou menos o seguinte cenário após vc se formar: cursando Mestrado (2 anos de estudo) = atualmente R$ 1.350,00; cursando Doutorado (4 anos) = atualmente R$ 2.000,00; cursando pós-doutorado (período que varia de 6 a 36 meses) = varia, mas a bolsa é de cerca de R$ 3.500,00 a R$ 5.000,00 atualmente; depois, como professor de Universidade, o salário também varia, mas podemos colocar uma média (para 40 horas semanais) de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00.

      Estudar no exterior pode não ser uma vantagem financeira muito alta, embora sempre é interessante do ponto de vista de maturidade pessoal, cultural e linguística.

      Excluir
  49. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  50. ola moro em tres barras-sc e encontrei varios fosseis ,acho que deve ser mesossauro.gostaria de saber se é vdd q é proibido tirar os fosseis e tbm em mafra sc tem o museu cenpaleo onde esta o fossil de reptil aquatico mais antigo do mundo (mesossauro) encontrado em tres barras.
    no museu falaram q aqui na região era mar a aprox 260 m.a mas a pouco tempo foi encontrado fosseis de gimnosperma ede aprox.250m.a
    vc concegue me explicar isso?
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por partes:

      1- Sim, a legislação no Brasil não permite que vc colete fósseis sem autorização de uma instituição pública (Universidade, Museu, etc). O interessante é que vc contacte uma Universidade ou Museu mais próximo e diga à eles a localidade do material para que eles possam coletá-lo de maneira cientificamente correta; :-)

      2- As datações variam de acordo com métodos diferentes e, normalmente, uma formação rochosa não tem apenas uma idade fixa, mas sim um intervalo de idade onde organismos foram sendo depositados e depois se transformaram em fósseis. Então, essa região que vc se refere poderia muito bem ter uma idade que varia de 250 m.a. à 270 m.a., por exemplo.

      Abs!

      Excluir
  51. Olá Curso Ciências Biológicas na Universidade Estadual da Paraíba, em algum momento da minha vida eu pensei em fazer Geologia. Amo tudo dentro da Biologia, escolhi a área por amor. Mas sou também a pessoa mais indecisa do mundo, me encanto por todas sub-áreas da Biologia... Certo dia um professor (não efetivo, renomado e fazendo doutorado) de Geologia,Climatologia e Paleontologia me convidou para trabalhar com ele em pesquisas, fiquei mais confusa, pois até então só conversamos sobre o assunto, mas não fui pra campo nem laboratório, tendo em vista que ele não é efetivo e não possui laboratório na instituição. Acho a área muito bacana. Minhas amigas, tentando iluminar minhas idéias, me convenceram a falar com um professor de ecologia (efetivo, renomado e doutor) com linhas de pesquisas muito interessantes (ecologia de comunidades do semi-árido e isótopos de carbono. Daí tirando as outras área da Biologia, que eu não ousei investigar a fundo pra não piorar minha indecisão,restou as duas que lhe citei. Portanto eu não sei exatamente o que fazer, o que você acha das duas áreas?
    PS: posso trabalhar em paleonto com Biologia Evolutiva? E pelo visto posso trabalhar com reconstrução de ecossistemas, né? Responde por e-mail, assim sempre que eu precisar esclarecer algo, te escrevo! > adrienejessie@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Parabéns Bruno pelo seu blog, esclareci varias duvidas. Ainda estou indeciso entre Biologia e Geologia as duas áreas me atraem. Eu li o livro a Origem das espécies, ele me abriu os olhos e me mostrou o que eu quero pra minha vida. estou com 26 anos só agora que descobrir qual área quero exerce, não sei se sou capaz, mas vou tentar até conseguir.

    ResponderExcluir
  53. Primeiramente quero deixar meus parabéns para o autor desse blog, eu me sinto realmente muito feliz por achar um espaço feito com tanta dedicação aos apaixonados por essa bela parte da ciência chamada Paleontologia.
    Eu sonho em ser paleontóloga desde que tinha 9 anos[tenho 16 agora]. Há pouco tempo passei a me voltar mais para fazer faculdade de Biologia, mas ainda não sabia que esse é o caminho a se seguir para me tornar uma paleontóloga *-*
    Um grande abraço, e que nossos sonhos consigam se tornar realidade o/

    ResponderExcluir
  54. SOU,FORMADA EM HISTÓRIA,MORO EM SÃO PAULO, E GOSTARIA DE SABER ,QUAL O MELHOR CAMINHO PARA PALEONTÓLOGIA, SOU NATURAL DO CARIRI NO CEARÁ, E SEMPRE TIVE MUITAAAA VONTADE DE TRABALHAR COM AQUELAS PEDRAS ,QUE EU CRESCI SEM SABER O QUE SIGNIFICAVA,HOJE TENHO PLENA CONCIÊNÇIA DE SUA IMPORTÂNÇIA.SE PODER ME RESPONDER FICO AGRADECIDA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor caminho seria vc seguir o que eu comento neste post mesmo: cursar uma Universidade de Biologia ou Geologia e depois fazer pós-graduação em Paleontologia.

      E o Cariri possui uma das reservas fossilíferas mais impressionantes de todo o MUNDO. Vc poderia muito bem estudar esses fósseis estando perto de sua cidade natal!

      Excluir
  55. faz tempo que gosto de paleontologia acho um assunto muito interessante e o mais engraçado é a cara das pessoas quando falo que quero ser palentólogo kkkk
    todos perguntam oq é isso??
    mas essa é a minha paixão des de pequeno
    obrigado por me orientar

    meu nome é DOUGLAS e tenho 16 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa reação é absolutamente normal...rs. Eu já passei muito por isso e, até hoje, quando digo minha profissão grande parte das pessoas faz essa cara de "o quê?!?!" rs...

      :-)

      Excluir
  56. Oi meu nome é Mateus estudo geologia na UFSC, quero ser paleontólogo. E gostaria de algumas dicas. Estou pensando em fazer algumas matérias da biologia, mas não sei quais. Qualquer coisa meu email é mateussilva200@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa ser anonimo é que não estou usando meu pc

      Excluir
  57. ser paleontologo no brasil não impossivel nem dificil eu mesmo tenho 14 e adoro paleontologia passei a gostar nos 7 anos quando achei no fundo de casa um cranio de animal fiquei doido de felicidade mas me contaram que era so um craneo de cachorro enterrado

    ResponderExcluir
  58. Oie
    Boa Tarde
    Bruno meu nome é Jhenifer tenho 12 anos e adoro Paleontologia quero saber se nao existe nenhuma janse se algum dia exista faculdade depaleontologia no brasil e porque agora nao existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe atualmente porque realmente não compensa existir: o campo de trabalho ainda é reduzido e é muito melhor ser um biólogo que pode também trabalhar com paleontologia do que ser um paleontólogo que não pode trabalhar com bichos atuais, por exemplo.

      Quem sabe um dia, no futuro, a Paleontologia no Brasil não cresça o suficiente pra termos uma graduação no Brasil em Paleontologia? :-)

      Excluir
  59. eu queria ser paleontologo mas tinha pensado em fazer historia e depois me especializar em paleontologia não da pra seguir esse caminho também ou não tem que ser biologia,geografia ou ser geologo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho mais tradicional é o de Biologia ou Geologia, mas vc pode cursar outras áreas e depois fazer Paleontologia também. O problema é que vc terá que estudar por conta própria, depois, diversos conteúdos em Biologia e Geologia para poder compreender melhor os fósseis, mas se for sua opção, pode seguir por esse caminho sim!

      Excluir
  60. Eu adoro paleontologia e amo Biologia e eu quero me tornar um grande Biólogo Paleontólogo viajar para vários lugares fazer varia escavações. Esse blogger ajudou muito. Gostei isso foi otimoooooo


    Amei o blogger.
    Mister Mateus
    VISITEM MEU BLOGGER http://misterhp7.blogspot.com.br/
    E EM BREVEE EU FAREI MAIS BLOGGERS E ESSE BLOGGER E DO HARRY POTTER

    ResponderExcluir
  61. olá vc poderia tirar uma dúvida do curso de geologia?? a parte de exatas é muito puxada????

    ResponderExcluir
  62. Olá!! Meu nome é Mauricio, tenho 13 anos, e desde pequeno, era fascinado por dinossauros, e tinha me decidido que iria ingressar nesse oficio!!

    Parabéns pelo seu Blog!! Tirou as minhas dúvidas!! Pois eu mesmo achei que iria ter de ser um simples professor de ciências! Mas que percebi que realmente posso me tornar um Paleontólogo!!

    Mas gostaria de saber, o que posso fazer de agora?? Tenho apenas 13 anos, e com certeza, até eu me tornar um Paleontólogo, muita coisa pode ter mudado!!

    Vlw!!

    Gostaria de tirar algumas outras dúvidas!!
    Aki o meu e-mail: mauricio-na-rede@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. Oi, meu nome é Camila e eu queria saber o que antropologia tem a ver com paleontologia, porque recentemente a UFRJ abriu vagas pra esse ramo e eu simplesmente não vi, e olha que eu acompanho sempre esses sites pra inscrições, nenhuma vaga pra paleontologia ao certo... To perdida!

    ResponderExcluir
  64. tenho uma vontade imensa de estudar os dinossauros em paleontologia da pra se especializar apenas nos dinos ? *--*

    ResponderExcluir
  65. ola eu sou stthênio souza oliveira gosto muito de dinossauros e coisas passadas gostaria de ser um paleontologo

    ResponderExcluir
  66. adorei, eu amo paleontologia e espero me tornar um grande paleontólogo.
    mas eu tenho uma pergunta:é possível se especializar só em um tipo de criaturas?
    Ex:só dinossauros ou então só criaturas da Era do Gelo...
    aqui está o meu e-mail:
    gabrielgocalves2000@hotmail.com.br
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q n..... paleontologia já vem o pacote todo!!! :)

      Excluir
  67. Olá Bruno,meu nome é Gabriel e eu adoro paleontologia,mas eu só tenho 12 anos e gostaria que me desse algumas dicas.
    Eu gostaria de me formar em Geologia para depois prosseguir na paleontologia, mas eu não sei o que fazer até lá, então gostaria de umas dicas!
    A paleontologia é o que eu amo e mesmo que seja difícil eu não vou desistir!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  68. Olá! Eu sou graduando em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e estagio no laboratório de Paleontologia de lá. Fiquei chateado pela UERJ não estar na lista, no fim do post! Na graduação temos disciplinas de paleonto, e existe um programa de pós graduação nessa área também. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja por isso então! Acabei de acrescentar o Lab da UERJ, eu tinha me esquecido de colocá-lo no post inicial! :-)

      Obrigado pelo lembrete, agora a lista está mais atualizada!

      Grande Abraço!

      Excluir
  69. Olá Bruno,eu gosto muito de paleontologia e estou estudando para me tornar um especialista em dinossauros.
    Mas eu gostaria de saber só por curiosidade quanto que o paleontólogo ganha, quanto é o salário?
    Espero que me responda. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do lugar, mas vamos tomar por base um professor universitário (com Mestrado e Doutorado) dentro de uma Universidade Pública. Este cargo você consegue depois de muuuito esforço, mas ele paga bem: de R$ 7000,00 a R$ 12000,00. Enquanto você faz pós-graduação, também pode receber um auxílio do governo, que atualmente é R$ 1350,00 durante o Mestrado e R$ 2000,00 no Doutorado.

      Abraço!

      Excluir
  70. Quero muito seguir esta carreira, mas por aqui onde moro, só tem Biologia(Licenciatura)...da para seguir dai tambem ou não...?

    ResponderExcluir
  71. Gostei muito do seu blog, adoro paleontologia e quero me tornar um grande paleontólogo.
    Mas uma das coisas que mais me perturba é a cara de algumas pessoas quando me perguntam o quero ser quando crescer e digo:'eu quero me tornar paleontólogo', as pessoas olham pra mim como se eu fosse a pessoa mais estranha do mundo, como se estivessem dizendo ' tú quer fazer isso mesmo, não vai conseguir, todo mundo vai te achar maluco' entre outras coisas.
    Eu não sei o que fazer nessas horas, minha família sempre me apoia mas o problema é algumas outras pessoas.
    Não sei se eu respondo ou faço de conta que não escutei nada. Pra mim é a parte pior parte, como lidar com as pessoas, eu não vou desistir da minha carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense pelo lado bom: muitas pessoas não tem nem mesmo o apoio da família para fazer Paleontologia. Se a sua família te apoia, que é o mais importante, não importa o que as outras pessoas acham. Fique tranquilo que essa "perseguição" não é só com você, mas com 99% dos paleontólogos no Brasil. Isso acontece porque as pessoas não conhecem o nosso patrimônio fóssil e nem sabem que é possível ser paleontólogo no Brasil. Por isso que eu criei este blog! :-)

      E lembre-se: as pessoas podem te tirar um tênis, um celular, uma carteira..mas elas não podem tirar seu conhecimento, nem sua vontade, nem seus sonhos. O que você conquista nesse sentido é seu por méritos, e ninguém pode te impedir de alcançar seus sonhos. Não dê importância para esses pequenos obstáculos da vida, você vai precisar de toda a força quando chegarem os verdadeiros obstáculos.

      Boa sorte na sua vida!

      Excluir
  72. Oi Bruno, adorei seu blog, muito legal, meu sonho é ser paleontólogo.
    Eu tenho um blog sobre dinossauros, para quem quiser visitar o endereço é:
    dinossaurosondeviveramcaracteristicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  73. Queria ser Paleontologa que viaja e cava e acha fósseis, não uma professora. Então vejo que é impossível pq não vou fazer facu fora do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Olá Bruno...
    Primeiramente, gostaria de saber Qual faculdade seria melhor para alguém que não ''se dá muito bem com exatas'' fazer: Geologia ou Biologia ?! (apesar das duas apresentarem cálculos)
    Obrigada!
    Thayane Rosa.

    ResponderExcluir
  76. Bruno,primeiramente parabéns pelo seu blog!
    Eu pretendo cursar a faculdade de Biologia, o que você pode dizer?
    Espero que me responda.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! Aproveite bem a época da graduação, tente fazer Iniciação Científica e TCC na área de Paleontologia, pois isso facilita sua posterior entrada na pós-graduação.

      Boa sorte! :-)

      Excluir
  77. Eu quero fazer geologia e depois que estiver fazendo estágios no museu de paleontologia eu vou poder fazer pós graguação no exterior??

    ResponderExcluir
  78. bruno vc sabe se a algum campo de paleontologia em ou proximo a minas gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a UFMG e a Federal de Uberlândia, por exemplo. Entre no site deles e veja qual é a melhor opção para você! :-)

      Excluir
  79. Na paraíba tem algum lugar pra trabalhar como paleontólogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim! Na Universidade Federal da Paraíba. Olhe aqui, por exemplo: http://www2.dse.ufpb.br/dse/content/paleobiologia

      Excluir
  80. Bruno, mais uma vez parabéns pelo seu blog!
    Para aqueles que se interessam por mamíferos primitivos, como mamutes, tigre-dentes-de-sabre, preguiça-gigante, etc. aqui segue o endereço do meu mais novo blog:
    eradosmamiferos.blogspot.com
    Neste blog vocês poderão conhecer as diferentes espécies de mamíferos primitivos!
    Abs!

    ResponderExcluir
  81. oi,moro no brasil no estado de minas gerais e tenho apenas 13 anos , e gosto muito de paleontologia e queria seguir essa profisao como posso fazer para conseguir isso ??? por favor me responda.

    ResponderExcluir
  82. Olá para começar adorei o blog,sempre gostei de dinossauros porém com os anos essa parte de mim adormeceu, o tempo passou entrei na faculdade estou me formando em ciências biológicas e o tempo passou e estou trabalhando no meu tcc voltado para falar sobre a megafauna no Brasil então fica minha dúvida será que é viável para um aluno de graduação abordar esse tema ?
    depois de me formar qual a melhor forma de conseguir iniciar o mestrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente! Com seu TCC você já estará iniciando os estudos na área, e poderá facilitar sua entrada na pós-graduação. Sua próxima etapa é buscar um estágio dentro de um laboratório de Paleontologia próximo da sua residência ou então se mudar de cidade, se for uma possibilidade para você. Boa sorte!

      Excluir
  83. Olá meu nome é Eduardo!!
    E sempre fui louco desde pequeno por infuência de meu pai a gostar de Paleontologia, Dinossauros (PRINCIPALMENTE), Fósseis e entre outras coisas e gostaria muito fazer uma facul pra aprimorar meu conhecimento na área e a ciência q mais me interessou foi a Geologia ja que nao tem a facul de Paleontologia no Brasil (BOM PELO MENOS É O QUE EU SEI) e eu moro em Recife PE e parece que nao tem num sei algo parecido o mais próxim seria Ceará queira saber se tem alguma facul que tenha o ensino de Geologia aqui em PE ou se por ironia do destino ja tenha a facul de Paleontologia em algum do lugar do Brasil?
    Aliás parabéns pelo blog muito bom cheio de informações e da esperança para aqueles q querem exercer uma profissao como essa pouco reconhecida e valorizada no Brasil Parabéns mesmo!
    E meu e-mail é (eduardo_13dudu_@hotmail.com)
    Se puder me responder agradeceria independente se fosse no blog ou no e-mail!!!
    Valeu!!! E PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  84. Parabéns pelo blog!!! Muito Bom!!!
    Eu tenho 13 anos (moro e Acopiara, Ceará) e desde que me entendo por gente quis ser paleontólogo, mas é muito pouco valorizada aqui... parabéns novamente!
    eu queria saber o que tem aqui no Ceará nesse campo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Ceará tem a região de Crato, que é basicamente a maior região fossilífera do Brasil e uma das maiores de todo o planeta! Busque uma Universidade aí por perto que tenha cursos de Biologia ou Geologia, e aí você pode seguir na profissão de Paleontologia. Boa sorte!

      Excluir
  85. A cara daa pessoas quando perguntam o que a gente quer ser é realmente impressionante quando a gente responde "paleontólogo"... todo mundo acha que isso não é possível no Brasil, mas agora eu sei que sim :)
    Eu tenho 13 anos e moro no Ceará... ninguém que eu conheça quer ser paleontólogo ou coisa do tipo... e é daí que eu mais tenho certeza que eu quero ser isso MSM!!!

    ResponderExcluir
  86. A cara das pessoas é uma coisa até engraçada, quando eu digo que quero ser paleontólogo, as pessoas olham como se fosse coisa de maluco, que eu vou morrer pobre e coisas do tipo! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso quando não dizem que você vai morrer de fome também! rs...mas não é verdade, é perfeitamente possível ser paleontólogo no Brasil! :-)

      Excluir
  87. Bruno, parabéns pelo trabalho de divulgação de uma area tão importante não só no Brasil, mas no mundo todo! Qualquer dia desses largo o Direito e me dedico a Paleontogia! Parabéns novamente! Fernanda

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Bruno, meu nome e Taylor e gostei muito do seu blog, parabéns! Eu tenho uma pergunta: em relação a pós graduação em paleo, eu posso primeiro fazer a latu sensu, e depois fazer a strictu sensu(mestrado, doutorado)???
    Espero que responda! Abraços!

    ResponderExcluir
  90. Bruno, mais uma vez parabéns pelo seu blog, e também estou deixando esse comentário pra falar sobre mais um dos meus blogs, Pterossauros: Reis dos Céus Pré-Históricos, falando das várias espécies de pterossauros, suas características, onde viveram e muito mais! Para aqueles que se interessam por estes incríveis répteis voadores que conviveram com os dinos, segue o endereço:
    pterossaurosreisdosceus.blogspot.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  91. Bruno, parabéns pelo blog! Mas eu tenho uma pergunta: já foram encontrados dinossauros no Rio de Janeiro? Em que região?
    Espero que responda. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que ñ, ñ tem nenhum sitio paleontologico nesse estado.

      Excluir
  92. Bruno, Tenho 13 anos e desde 9 anos eu quero ser paleontólogo.

    Queria saber se pra ser paleontólogo precisa ter Biologia ou Geologia.

    E se eu me cursa nos 2 isso vai me ajudar mais?

    :) E com que idade posso começar?


    (Daniel,[RJ] )

    ResponderExcluir
  93. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  94. Tenho 23 anos e faço Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tenho Paleonto em minha grade e pretendo me especializar nessa área.

    Dúvidas:

    1. Quais os tipos de especializações posso fazer dentro de Paleontologia ?

    2. Partindo pro Mestrado obrigatóriamente serei remunerado, pra ajudar em minhas pesquisas ? Pois ainda não estarei empregado.

    3. Tem muita sistemática filogenética ?

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  95. ola sou hugo e dez de peqeno gosto muito de DINOSSAUROS omeu preferido e´ o TRICERATOPS
    e quando crescer quero ser paleontologo

    ResponderExcluir
  96. Eu quero ser paleontólogo desde pequeno, mas muitos dizem que se eu me formar, não conseguirei emprego no Brasil, e se conseguir, não ganharei um bom salário. Então, aqui vai a minha pergunta: Qual a média do salário de um paleontólogo aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso amigo que escreveu aqui abaixo foi "um pouco" pessimista demais...rs. O salário do paleontólogo não está entre os maiores das profissões (como médico, engenheiro, gerente de projetos, etc), mas certamente não está entre os mais baixos também. O ápice da carreira, como professor universitário com Doutorado numa Universidade Pública, com alguns anos de casa, ou um consultor sênior para alguma empresa pode dar rendimentos acima de R$ 12.000 mensais, mas o caminho até lá é sinuoso e difícil. Basicamente, tem que gostar de estudar muito!

      A faixa salarial varia conforme a progressão da carreira. No início, temos mais ou menos o seguinte cenário após vc se formar na faculdade: cursando Mestrado (2 anos de estudo) = atualmente R$ 1.500,00 (bolsa do governo); cursando Doutorado (4 anos) = atualmente R$ 2.200,00; cursando pós-doutorado (período que varia de 6 a 36 meses) = varia, mas a bolsa é de cerca de R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00 atualmente; depois, como professor de Universidade, o salário também varia, mas podemos colocar uma média (para 40 horas semanais) de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00.

      Portanto, você pode ver que o caminho até o ápice da carreira tem muitos obstáculos, tem que ter perseverança. Mas se vc quer uma coisa, com certeza você chega lá, e se nós ficarmos com medo de tudo o que as pessoas dizem é mais fácil se trancar em casa e nunca viver a vida real! ;-)

      Excluir
  97. Um paleontólogo, com mestrado e doutorado, professor e pesquisador de Universidade, ganha em média entre R$500,00 e R$900,00 por mês. Não vale a pena ser paleontólogo.

    ResponderExcluir
  98. Caso eu me forme no Brasil, é possível eu trabalhar em outro país?

    ResponderExcluir
  99. Claro que sim, se vc for um bom profissional, falar outro idioma e tiver um pouco de sorte consegue!

    ResponderExcluir
  100. Bruno, ameeeeeeeeeeei seu blog! Até me interesso por paleontologia, mas já passei da fase; tenho 40 anos. O que me trouxe ao blog foi o meu filho de 6 anos, cuja intenção é ser paleontólogo. Dei-me conta de que não conheço nenhum paleontólogo... (Rsrsrs) Muito embora eu fosse adorar, pois certamente teria muitas conversas enriquecedoras. Fiquei com uma dúvida: é necessária dedicação exclusiva? Não somos pessoas tão abastadas, e acredito que R$1.500,00 de bolsa no Mestrado não seriam suficientes para ele se manter. Então, ocorreu-me o seguinte: caso fosse formação inicial em biologia, como a sua, seria viável que ele, além de cursar o mestrado, desse aulas para a educação fundamental ou ensino médio? Acredito que isso pudesse dobrar o vencimento, não? É impressão minha, ou, de fato, a paleontologia acaba sendo abraçada por aqueles cujas famílias possam custear o estudante e para quem a remuneração não é fator decisivo? Aproveito para desejar tudo de bom e muita sorte na sua carreira! Muitíssimo obrigada por divulgar e compartilhar informações sobre o assunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  101. Olá, por favor me chame de "Y".
    Eu quero saber, um animal congelado há milhares de anos, é considerado um fóssil?

    ResponderExcluir
  102. Olá Bruno, eu tenho uma dúvida sobre os pterossauro: eu sei que tem 2 espécies de Anhanguera, pterossauros brasileiros, um é Anhanguera blittersdorffi, e o outro eu não sei se é Ornithocheirus cuvieri, ou Anhanguera piscator.
    Por favor, esclareça minha dúvida. Abraço!

    ResponderExcluir
  103. Estudamos os organismos antigos para descobrir o que aconteceu no passado, compreendermos o presente e prepararmos para o futuro. Meu nome é Cleilton e estou terminando o mestrado em Biologia Celular e Molecular e pretendo fazer meu Doutorado com Paleontologia, pois sou apaixonado por tal área. O que devo fazer Bruno? você têm alguma dica para mim?

    ResponderExcluir
  104. Prezados,
    Por contingências da vida me graduei em Direito, pois eu tinha de fazer algo que desse dinheiro...história comum no Brasil. Porém a minha paixão sempre foi a ciência, principalmente a paleontologia e a Biologia. Quero mudar a minha vida e ser feliz fazendo algo que me empolgue e me interesse. Tenho chances, na opinião de vocês com essa graduação em direito, ou terei de cursar biologia? Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Direito é mais complicado, mas nunca é tarde pra recomeçar. Uma coisa que você pode fazer é tentar se envolver com alguma equipe de paleontólogos para, inclusive, tentar elaborar novas leis que regulamentem os fósseis. Nossas leis que regulamentam a paleontologia são antigas e desatualizadas.

      Com o tempo, você pode se envolver com a parte da pesquisa e ir desenvolvendo um projeto de pesquisa científica.

      Abs!

      Excluir
  105. quero saber quanto é um salário de um paleontologo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do lugar em que ele trabalha. Durante o Mestrado, atualmente a bolsa que o governo oferece é de R$ 1500,00, e durante o Doutorado de R$ 2200,00. Após o Doutorado e antes de ingressar numa Universidade, o paleontólogo pode receber uma bolsa de pós-Doutorado, cujo valor varia entre R$ 3500,00 a R$ 6000,00. Como professor de uma Universidade, o valor varia entre R$ 5000,00 a R$ 12000,00, depende do tempo de carreira e do acúmulo de funções.

      Excluir
  106. Eu sou o Anônimo do dia 18 de Junho de 2013 e fiz a mesma pergunta que você, o dono do blog já me respondeu, agora é só você olhar a resposta dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  107. Amei o blog ! Obrigada pelas dicas ;)

    ResponderExcluir
  108. Olá. Me chamo Maíra e estou apaixonada pela Paleontologia. A questão é que estudo Agronomia e não me interesso muito por questões relacionadas a vida rural (infelizmente), gosto muito de botânica,zoologia e história. Minha dúvida é, termino Agronomia (estou no segundo semestre) e faço minhas pós em Paleontologia, ou é mais indicado mesmo ir para a Biologia e Geologia (gosto das duas áreas)?
    Ando muito desanimada com a Agronomia e não gosto da cidade onde moro. Gostaria de mudar minha vida, talvez comece com a mudança de curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amora! Obrigado pela mensagem.

      Esta é uma decisão complexa que irá afetar grande parte da sua vida. Em primeiro lugar, eu acho muito importante que você esteja refletindo sobre isso agora, é muito melhor do que chegar aos 40, 50 anos se arrependendo por não ter feito o que você gostaria de ter feito ao longo da vida. Nossa geração bem possivelmente irá passar dos 100 anos de idade, então é muito tempo de vida se lamentando pelos erros do passado...rs

      Para a profissão de paleontologia é muito importante ter conhecimentos tanto em Biologia como em Geologia. A melhor opção, considerando apenas sua carreira e não sua vida pessoal, seria cursar biologia e/ou geologia, e depois fazer pós em paleonto. Acontece que eu não sei, por exemplo, há quanto tempo você cursa agronomia, e eu não iria sugerir que você largasse a graduação se faltasse um ano ou seis meses para acabar, por exemplo. Se você estiver no primeiro ano, aí eu sugiro que você troque de curso.

      Em que estado você mora? Pretendo se mudar só de cidade ou mudar de estado também é uma opção? Tem vários bons lugares para cursar paleontologia no Brasil.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  109. Bom dia Bruno, como vai?
    Meu nome é Gabriel.

    Antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pelo Blog. Muito obrigado por compartilhar da sua experiência conosco.
    Tá tudo muito bacana e é também muito estimulante para nós que somos entusiastas, apaixonados pela Atividade e ansiosos por informação e meios de nos aproximar da Paleontologia.
    Tenho uma dúvida, Bruno. Sou agrimensor e gostaria de saber se há como eu ingressar como tal em uma equipe de Paleontologia.
    Na verdade é o que eu quero fazer e já anotei o procedimento descrito por você aqui no blog, isto é, graduação em Bio ou Geo e depois mestrado.
    Mas até lá seria possível estar já inserido no meio como agrimensor?

    Desde já agradeço pela atenção, Bruno.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  110. Bruno, se puder responder por e-mail:
    gabrielguedes2011@live.com

    valeu!

    ResponderExcluir
  111. Bruno, queria saber se você também poderia comentar um pouco a respeito da Paleoarte, ou quem sabe um Post, se tiver material e for conveniente. tenho algumas dúvidas. Por exemplo, quais são as possibilidades de ingresso na profissão, é necessário já se ter formado paleontólogo?
    E pra quem algum curso de desenho e pintura mas não é graduado? Muito obrigado de novo, Bruno.
    Fique com Deus.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  112. Bruno, quero saber qual ensino médio você cursou ?
    Você falou que fez faculdade de Biologia, qual o nome da faculdade ?
    Obrigado pelas dicas !

    ResponderExcluir
  113. Para conhecimento e divulgação:

    "A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp),
    campus de Ilha Solteira, informa que está com concurso públicos (CPs)
    aberto para o provimento do cargo de Professor Assistente Doutor.

    No CP 066/2014 a vaga é para as matérias de Evolução da Diversidade
    Biológica, Paleontologia Geral, paleontologia/ Tafonomia e Paeloecologia e
    Projetos Especiais em Biologia do Departamento de Biologia e Zootecnia.

    O profissionail atuarão na Faculdade de Engenharia, em jornadas de 40h
    semanais em regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP),
    com contratos em regime celetista. As remunerações são de R$ 9.184,94 e,
    caso o Docente tenha título de livre-docente, receberá R$ 10.950,28.

    Para participar dos certames deve-se realizar inscrição de 10 de março de
    2014 a 8 de abril de 2014, das 10h às 12h e das 14h às 16h, na Seção
    Técnica de Comunicações (avenida Brasil , nº. 56, Centro), mediante
    entrega de documentos solicitados em edital e pagamento da taxa, no valor
    de R$ 75,00.

    Todos os participantes serão avaliados por meio de análise curricular e
    prova didática, com conteúdo programático anexo ao edital. No caso do
    certame 066/2014 também será aplicada prova de arguição do Curriculum
    Vitae e do Projeto de Pesquisa.

    A validade dos certames é de seis meses e pode ser prorrogada por uma
    única vez de igual período. Para mais detalhes consulte o edital em nosso
    site, logo abaixo

    Fonte: Diário Oficial do Estado de São Paulo - páginas 232 e 233."

    ResponderExcluir
  114. Eu amo animais pré-historicos por isso vou fazer paleontologia mas uma duvida existe oportunidade de programas bolsas coisas do tipo para ir no exterior para um país que valorize mais a profissão?

    ResponderExcluir
  115. deus dos meus 11 anos quando comecei a estudar sobre os dinossauros e como surgiu a vida na terra fiquei apaixonada,mas nao tenho apoio da minha familia,eles falam voce vai caçar osso,escolhe outra profissao pois alem de ser caro voce nao vai conserguir emprego.fico super chatiada,queria saber mais sobre esse ramo.poderia me ajudar.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, infelizmente, é normal. Muitas famílias não conhecem as possibilidades de emprego na área e acabam não incentivando seus filhos a seguir estudando para essa profissão. Eu mesmo passei por isso. Mas a questão é você não desistir: continue insistindo, mostre este blog aos seus pais e pode dizer à eles que a Paleontologia é um ramo difícil, mas perfeitamente possível de seguir aqui no Brasil. Se você gosta e é o seu sonho, siga em frente nele!

      Boa sorte!

      Excluir
  116. estou tentando fazer o login mas nao gonsigo

    ResponderExcluir
  117. Bruno, quero saber qual ensino médio você cursou ?
    Você falou que fez faculdade de Biologia, qual o nome da faculdade ?
    Obrigado pelas dicas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Meu estudo sempre foi em escolas públicas, então estudei o ensino médio numa escola pública daqui de SP, chamada Alexandre de Gusmão (fica no bairro do Ipiranga). Meu curso superior foi pelo Centro Universitário Fundação Santo André, que é uma instituição meio pública/meio particular. Meu Mestrado foi pelo Museu de Zoologia da USP, e meu Doutorado será cursado pelo Instituto de Biociências da USP.

      Boa sorte!

      Excluir
  118. A ciência história não estuda os dinossauros. (:

    ResponderExcluir
  119. Minha menina de 5 anos quer ser Paleontóloga e ninguém tira isso da cabeça dela. Após entrar em uma sala de fósseis ela se apaixonou. Tive que adquirir quites de escavação pra crianças. Estou torcendo para que até lá aqui no Brasil tenha paleontologia na graduação. Mas enquanto isso continuaremos a ler seu Blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário! Fico muito feliz em saber que você apoia sua menina, isso não é tão comum como deveria ser. Mesmo que no futuro ela opte por não fazer Paleontologia, certamente o seu apoio a fará escolher um profissão da qual ela realmente goste, e isso a tornará uma pessoa realizada e feliz, diferente de boa parte da população.

      Boa sorte!

      Abraços!

      Excluir
  120. Olá Bruno, parabéns pela matéria!
    Estive pensando onde eu poderia estudar paleontologia, tem algum país 'melhor' para isso? Iria fazer uma pós em paleontologia ou estudaria biologia em outro país?
    Obrigado Gabriel

    ResponderExcluir
  121. Na região sul tem também a Unisinos (faculdade particular) com mestrado e doutorado em geologia com Linha de Pesquisa: Paleontologia Aplicada.

    ResponderExcluir
  122. oi eu moro em garça, que é perto de marília, eu tenho 15 anos já é bom eu ter um contato com a unesp?
    ta muito bom o blog

    ResponderExcluir
  123. Olá Bruno, parabéns pelo blog, acho incrível que uma postagem de 2010 seja referência para muitos 4 anos depois. Estou com um pequeno receio de seguir esta área, pois não me dou muito bem socialmente, não consigo ligar com pessoas, e com isso não tenho a menor vontade de ser professor.. Poderia me falar as áreas alternativas desta profissão?

    ResponderExcluir
  124. Bruno, como vc começou a trabalhar como paleontologo, de que maneira vc trabalha e onde vc trabalha?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  125. Eae Bruno, parabéns, blog fantástico!!! Gostaria de fazer algumas perguntas. Primeiramente, no texto você fala sobre a pós-graduação, porém não entendi muito bem, quando uma pessoa termina a graduação em biologia ou geologia ela vai "direto" fazer o mestrado sem passar por nenhum tipo de especialização antes? E mais uma pergunta, existe uma dificuldade maior para quem cursou uma faculdade x, mas que não têm centro de pesquisa paleontólogo, e acaba indo fazer o "estágio" citado por você no texto? Desde já agradeço muito, é muito bom ver profissionais de uma área espetacular como a paleontologia oferecendo ajuda e orientação aos que desejam seguir o mesmo caminho! Novamente, muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  126. QUEROOO SER PALEONTOLOGO MAS NAO RECEBO APOIO DOS MEUS PAIS MAS MESMO ASSIM VOU ATRAS DO MEU SONHO......QUERIA SABER QUAIS UNIVERSIDADES EXISTEM NO MOTO GROSSO

    ResponderExcluir
  127. querro saber qual faculdade existem aqui em moto grosso meu nome é alex dias manda o resposta pelo meu facebook é ALEX DIAS o meu perfil la é UM CARRINHO VERMELHO BLZ........preciso muito da resposta........

    ResponderExcluir
  128. descobri que queria ser paleontologo agora no ensino,mas meus pais nao me apoiam eles dizem que eu sou louco de me formar para ficar casando osso velho......porem nao vou desistir estou louco pra terminar o ensino medio e entrar logo na faculdade ....moro em moto grosso na cidade de CACERES e aqui nao tem esse curso ......affffssss vou ter q mudar pra outra cidade......queria que voce me sugerisse algumas faculdades procimas.......sou o alex dias manda pra mim a resposta pelo facebook ALEX DIAS ta uma ferrari vermaelha no perfil....

    ResponderExcluir
  129. Sempre quis ser paleontólogo, mas como citado no blog, fiquei sem saber onde poderia trabalhar no futuro e não recebia crédito sobre esta atividade...hoje tenho 46 anos, ainda adoraria trabalhar com isso, mas sinto que não teria mais paciência para passar por todas aquelas etapas que passei no período da faculdade. Por isso amigos, não tenham dúvidas sobre o que querem realmente fazer, a pior das situações é trabalhar com algo que não gosta e ter que sair todo santo dia da cama para enfrentar este martírio.
    Alexandre

    ResponderExcluir
  130. quero escavar dinossauros qual escolho geologia ou biologia

    ResponderExcluir
  131. oi , gostaria de saber se e possivel encontrar uma universidade de paleontologia mais proxima sem ser nesses locais citados ???

    ResponderExcluir
  132. olá! eu Me chamo Isabel e tenho 17 anos, desde criança eu sou fascinada por fósseis principalmente de dinossauros, então eu quero muito ser paleontóloga porque é uma área que eu me identifico muito e queria saber como que eu faço pra fazer um mestrado ou doutorado em paleontologia em outro país e se é muito difícil conseguir isso e também sobre estagiar em algum museu, se é tão difícil conseguir isso. E de fato escuto muitas opiniões negativas sobre a minha escolha e piadinhas também.
    Amei o seu blog ^-

    ResponderExcluir
  133. Olá, estou cursando Licenciatura em Ciências Biológica, gostaria de saber se posso ser Paleontólogo fazendo uma Pós ( strictu sensu) mesmo sendo licenciatura?

    ResponderExcluir
  134. eu amo de paixão História, por isso a minha decisão de formar em paleontologia e/ou Arqueologia !!! uma das coisas que me fazem realmente ficar em dúvida é que aqui no Brasil não se investe na área de História, principalmente aqui em Goiás/ Goiânia! nos não temos sítios Arqueológicos ou museus com riqueza em objetos históricos... Mas outro motivo que me faz amar história e querer formar nessas disciplinas é que eu tenho certeza que o Brasil tem muito mais história para contar, que vai muito além da descoberta dos portugueses....

    ResponderExcluir
  135. Bruno, sou formado em educação física, trabalho como personal trainer, tenho 26 anos, na minha infância sempre gostei muito dos dinossauros e nos dias de hoje voltei a ler e a pesquisar sobre animais pré-históricos e dinossauros fosseis, historia terra, e um amor que estava adormecido ressurgiu da minha infância, comecei a ler muito sobre isso passo horas lendo e cheguei até aqui e vi o seu blog, espero não ter chegado tarde pois tem postagens de anos atrás aqui, e espero não estar velho tenho muita vontade de iniciar outra faculdade de geologia e fazer a pós em paleontologia, sou fascinado por tudo isso!

    ResponderExcluir