terça-feira, 16 de novembro de 2010

Especial "Dinossauros" - Parte 1/4 - Afinal, o quê é um dinossauro?

Dinossauros são animais fantásticos, imensos, grotescos e maus. São mesmo? Todos os dinossauros eram imensos e terríveis? Existiram dinossauros que nadavam, corriam e voavam? Mas, afinal, o que é um dinossauro? Essas e outras respostas você confere aqui, no post abaixo do blog "Quero Ser Paleontólogo!"!
Imagine a seguinte cena:

Você está em sua casa, durante um belo dia de domingo, quando chega um primo de 5 anos de idade lhe perguntando: "O que é um dinossauro?". Sem titubear, você responde: "Dinossauros foram animais grandes e terríveis, cheios de dentes, que viveram há muito tempo atrás e não existem mais.". Seu primo sai satisfeito com a resposta, você fica satisfeito com a resposta e tá tudo bem.

Agora imagine a cena nº 2:

Alguns anos depois, você está em sua casa, durante um belo dia de domingo, quando o mesmo primo, agora com 10 anos de idade, lhe pergunta: "O que é mesmo um dinossauro?". Você responde: "Dinossauros foram animais grandes e terríveis, cheios de dentes, que viveram há muito tempo atrás e não existem mais.". Seu primo olha para você, pensa um pouco e lhe pergunta: "Mas como eles viviam? E porquê foram extintos?". Você pára um pouco, pensa, e responde de volta: "Eles viviam a maioria na terra, mas alguns voavam e outras viviam na água. Um meteoro veio do espaço, bateu na Terra e os dinossauros foram extintos com o impacto.". Você olha para o seu primo, uma gota de suor escorre de sua testa, junto com o medo de vir outra pergunta. Mas ele sai satisfeito com a resposta.

Até a cena nº 3:

Mais alguns anos depois, você está em sua casa, durante um belo dia de domingo, quando o mesmo primo, agora com 17 anos de idade, no ensino médio, lhe pergunta: "Primão, preciso estudar para o vestibular. Você pode me dizer o que é mesmo um dinossauro?". E você, todo orgulhoso, responde: "Dinossauros foram animais grandes e terríveis, cheios de dentes, que viveram há muito tempo atrás e não existem mais.". Seu primo retruca: "Então o tigre-dentes-de-sabre é um dinossauro?". Você diz: "Não, ele era um mamífero. Os dinossauros eram maiores, e eram répteis terríveis e grandes.". "Então o crocodilo é um dinossauro!" pergunta o primo, enquanto você responde: "Não!". "E o Compsognatus, aquele dinossaurinho pequeno do filme Jurassic Park, não é um dinossauro?". Você pensa um pouco antes de responder. E é aí que seu primo lhe dá a cartada final: "Mas então, afinal, o quê é um dinossauro? Quais são as características exclusivas que só os dinossauros possuem?". E você pensa, pensa, pensa...

E não lhe vem nada na cabeça.

Agora, seus problemas acabaram! Vamos ver, de fato, o que define um dinossauro.

Todos os grupos de seres vivos possuem características exclusivas, que podem ser modificadas ao longo do tempo para novas formas e funções. Mamíferos mamam em glândulas mamárias de suas mães quando são pequenos, tartarugas têm uma carapaça óssea nas costas e os vertebrados têm...bem...uma bela coluna vertebral. Minha coluna é diferente da coluna de uma serpente, que é diferente da coluna de um tubarão, que é diferente da coluna de uma andorinha. Mas todos nós temos uma coluna vertebral e, por isso, todos nós somos vertebrados.

A maior parte do conhecimento que temos dos dinossauros vêm de seu esqueleto, que é uma das partes que mais facilmente se fossiliza. Logo, não sobraram muitas opções aos paleontólogos do quê definir as características dos dinossauros através de seus ossos. Provavelmente, os dinossauros devem ter diferenças exclusivas em seus sistemas digestivos, excretores, nervosos...mas nada disso fossiliza com facilidade. Então, sabemos com certeza que as características que tornam os dinossauros um dinossauro são:

--> Acetábulo aberto (acetábulo é a parte da pelve, vulga "bacia", onde se encaixa o fêmur, o osso da coxa), como um buraco (ver imagem abaixo, é o local entre os 3 ossos desenhados);













--> Cabeça do fêmur em forma de bola;

--> Capacidade de articular (dobrar) o pescoço em forma de "S" (sim, os dinossauros são os únicos animais que conseguem dobrar o pescoço em forma de "S");
--> Tíbia (osso da canela) com uma crista cnemial;
--> Húmero (osso do braço, que fica entre o seu cotovelo e o seu ombro) com uma crista deltopeitoral alongada;

--> Membros dianteiros ("mãos") com o 4º e o 5º dígitos ("dedos") reduzidos ou ausentes;

--> Etc. (existem outras, mas não vou ficar citando aqui para não fica cansativo demais)

Todos os animais que possuem essas características são dinossauros; quem não possui, não é dinossauro. Então, vamos ver alguns exemplos de animais que não são dinossauros:


















Os animais das imagens acima são pterossauros. Muito comumente chamados de "dinossauros voadores" eles são, na verdade, répteis voadores, primos dos dinossauros, que viveram na mesma época dos dinossauros, mas que não são dinossauros por não possuírem as características que definem um dinossauro (citadas logo acima). Como um exemplo, a lagartixa que vive atualmente não é um mamífero só porque ela vive atualmente junto com os mamíferos, nem o cachorro é um primata porque ele vive conosco o tempo todo. Só é mamífero quem tem característica de mamífero, só é primata quem tem característica de primata e só é dinossauro quem tem característica de dinossauro.

























Frequentemente chamados de "dinossauros aquáticos", nenhum dos animais acima é um dinossauro, eles são répteis aquáticos, que viveram na mesma época dos dinossauros. Mas por quê não são dinos? A-ham, sim, caro leitor, você já está ficando craque nessa: eles não são dinossauros porque não possuem as características básicas de um dinossauro. O animal da imagem "A" é um ictiossauro (parece com tubarões e golfinhos, mas não é nem peixe, nem mamífero, e sim um réptil aquático), o animal da imagem "B" é um plesiossauro de pescoço comprido (o famoso "Monstro do Lago Ness", lenda que, aliás, pode muito bem ter nascido a partir de um fóssil que ninguém sabia explicar), o animal da imagem "C" é um plesiossauro de pescoço curto e o animal da imagem "D" é um mosassauro (parente das atuais serpentes e lagartos).

















Esse daí também é frequentemente confundido com um dinossauro, mas tá bem longe disso: quando esse animal era vivo, os dinossauros nem tinham nascido ainda! O Dimetrodonte é um animal da linhagem que vai dar origem, posteriormente, aos mamíferos (sim, esse cara aí é uma espécie de ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-taravô nosso). Uma dica fácil, também, para eliminar a possibilidade desse animal ser um dinossauro é que, até hoje, nenhum dinossauro carnívoro quadrúpede foi descoberto; todos os dinossauros carnívoros que conhecemos são bípedes.

Muito bem, falamos de quem não são dinossauros. Mas quem é dinossauro, afinal de contas? Ora, são aqueles animais que possuem característica de dinossauro, como por exemplo:
















O Stegosarus é um dinossauro!





















O Diplodocus é um dinossauro!

















O Tyrannosaurus rex é um dinossauro!




















A galinha é um dinossauro!

Peraí?!?!?!

A galinha é um dinossauro?!?!?!

Sim, a galinha é um dinossauro. Não só ela, como todas as aves (atuais e extintas) são dinossauros. Elas não são apenas "parentes distantes" vivas dos dinossauros, elas são dinossauros em si! Quer ver algumas características de dinossauros nas aves? Compare as imagens abaixo (a da esquerda é uma foto do esqueleto de uma galinha, e a da direita é um esquema com o esqueleto de um Tyrannosaurus rex):


























Sabe o acetábulo aberto, onde encaixa a "cabeça" do fêmur? Olha lá nas duas fotos!

Sabe o pescoço em forma de "S", que só os dinossauros conseguem dobrar? Olha lá nas duas fotos!

Sabe a mão com o 4º e o 5º dígitos ("dedos") reduzidos ou ausentes? Conta lá nas duas fotos quantos dedos têm cada animal! (pra ajudar, a galinha tem 3 e o rex tem 2)

E muitas outras características vamos encontrar nos dois esqueletos. Claro que as aves modificaram muitas características para sobreviverem (perda dos dentes, redução da cauda, modificações na estrutura óssea, etc), mas elas preenchem todos os requisitos básicos de um dinossauro. Nós também modificamos diversas características dos mamíferos, e somos bem diferentes dos cachorros, ursos, cavalos, elefantes, etc., mas todos somos mamíferos. Além do mais, pesquisas modernas também estão nos fazendo cada vez mais descobrir aspectos de "aves" nos dinossauros: descobertas de marcas de penas nos dinossauros de milhões de anos atrás, aves primitivas com dentes e rabo ósseo e, talvez o mais surpreendente de tudo, uma proteína de colágeno (proteína que forma várias estruturas no corpo de vários animais) foi sequenciada a partir de um fóssil e T rex e comparada com a de vários animais. E adivinha com a de qual grupo de animais ela se mostrou mais parecida? Pois é, justamente com o grupo das aves. (para ler uma matéria que explica melhor o assunto, clique aqui).

Nossas descobertas científicas já mostram claramente a evolução de dinossauros para as aves. Temos, inclusive, muitos fósseis intermediários que mostram praticamente "passo a passo" essa transição. Nesse caso, caro leitor, lembre-se de uma coisa: os dinossauros não estão extintos.

Quando você sai pela rua, centenas de dinossauros diferentes te observam do ar, do chão e dos fios elétricos nos postes.

Quando você cria um periquito ou um papagaio, você na verdade está criando um dinossauro de estimação.

Quando você estiver fazendo a ceia de Natal com sua família, não se esqueça de assar bem o perú de Natal, digo, o dinossauro de Natal!

Aposto que você nunca mais vai olhar para o frango em seu prato de comida da mesma maneira! ;-)

Saboreie sua carne de dinossauro da mesma maneira que você saboreia descobrir coisas novas!

Até semana que vem!

O que vem por aí? Prévia do post da próxima semana
Quantas espécies de dinossauros são conhecidas? Quais são seus principais grupos? Onde viviam os dinossauros? Há quanto tempo eles vivem na Terra? Se você quer conhecer um pouco mais sobre a grande diversidade de dinossauros que já habitou o nosso mundo, não perca o próximo post do blog "Quero Ser Paleontólogo!", na semana que vem! Até lá!

14 comentários:

  1. Nada melhor que um dinossauro na brasa junto com uma gelada de domingo...

    ResponderExcluir
  2. Asas de dinossauros fritas com mostarda num churrascão ficam uma beleza! ;-D

    ResponderExcluir
  3. novidade para mim por saber que tenho uma criaçao de dinosauros....kkkk

    ResponderExcluir
  4. Cuide bem dos seus dinossauros e aproveite enquanto nós humanos somos maiores que eles! Vai que um dia a evolução torne as aves novamente tão grandes e terríveis quanto um Tyrannosaurus rex... :-)

    ResponderExcluir
  5. Genial! Eu nunca tinha pensando nisso antes.

    Imagina uma questão no ENEM que perguntasse quando os dinossauros foram extintos, e as opções fossem: A- Bilhões de anos, B- Milhões de anos, C- Milênios, D- Séculos, E- Nenhuma das opções acima.

    Acho que só os leitores do seu blog acertariam hahahaha.

    ResponderExcluir
  6. Adorei, interessante saber que galinhas podem ser consideradas dinossauros vivos.
    Então eu como dinossauro frito todo dia!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, adorei este post.
    Já que as aves são dinossauros acho que vou começar a criar algumas!
    Assim terei meus próprios dinossauros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs...é nem por aí, Gabriel! Você pode até falar para os seus amigos que você tem uma criação completa de dinossauros em casa. Só tome cuidado para eles não ficarem com medo de você depois! ;-)

      Excluir
  8. Se eu falar que tenho dinossauros eles vão achar que eu sou maluco, ou que tenho "amiguinhos imaginários"!rsrs...

    ResponderExcluir
  9. Bruno, acho que nunca mais vou olhar para as galinhas da mesma forma que eu olhava antes. Agora, eu olho é com medo! rsrsrsrsrsrsrsrs......

    ResponderExcluir
  10. Bruno, é verdade que foi descoberta uma espécie de dinossauro carnívoro quadrúpede?
    espero que possa esclarecer minha dúvida.

    ResponderExcluir