sábado, 20 de novembro de 2010

Especial "Dinossauros" - Parte 2/4 - Diversidade Dinossauriana

Quantas espécies de dinossauros são conhecidas? Quais são seus principais grupos? Onde viviam os dinossauros? Há quanto tempo eles vivem na Terra? Se você quer conhecer um pouco mais sobre a grande diversidade de dinossauros que já habitou o nosso mundo, não perca o post abaixo do blog "Quero Ser Paleontólogo!"!

No post passado, dscutimos um pouco sobre o que é um dinossauro, e aprendemos que as aves são dinossauros. Na ciência, sempre que estamos falando dos dinossauros no sentido "comum" da palavra (ou seja, T Rex, Triceratops, Stegosaurus, etc, sem incluir as aves no grupo), utilizamos o termo dinossauros não-avianos. Entretanto, para não ficar uma leitura cansativa aqui no blog, sempre que eu falar em dinossauros estarei falando de dinossauros não-avianos, do termo dinossauros no senso comum mesmo, aqueles répteis Mesozóicos de milhões de anos atrás.
Entretanto, você, leitor, já sabe que as aves são dinossauros verdadeiros e nunca mais vai se esquecer disso, não é mesmo?
Enfim, hoje vamos falar da diversidade de dinossauros que conhecemos. Até hoje, já foram descritas mais de 1000 espécies de dinossauros, mas estima-se que podem ter existido mais de 30 000 espécies durante a Era Mesozóica. Os dinossauros são divididos em dois grandes grupos: Ornitísquios (que inclui a maioria dos dinossauros herbívoros) e Saurísquios(que engloba os dinossauros carnívoros e os saurópodes, os dinos pescoçudos), caracterizados principalmente pela posição dos ossos que formam sua pelve (popularmente conhecida como "bacia"):
Esta é a pelve de um ornitísquio (do grego, ornitheos, que significa "ave", e ischion, "articulação do quadril"). A posição dos ossos da pelve é semelhante à que ocorre nas aves, onde o púbis é voltado para trás (em direção à cauda do animal) e fica muito próximo ao osso ísquio.
 
 Esta, por outro lado, é a pelve de um saurísquio (saurus, que significa "lagarto" + ischion). A posição dos ossos da pelve é semelhante à que ocorre em muitos répteis, onde o púbis é voltado para frente (em direção à cabeça do animal), e fica afastado do osso ísquio.
  
Nós vimos no último post que as aves derivam dos dinossauros, certo? E aí, de qual grupo de dinos você acha que as aves evoluíram? Dos ornitísquios, que têm "pelve de ave", ou dos saurísquios, que têm "pelve de réptil"?
Pois é, nem tudo o que parece é. As aves evoluíram diretamente dos dinossauros terópodes, que pertencem ao grupo dos saurísquios. O fato de aves e dinossauros ornitísquios possuírem o mesmo padrão de pelve é devido ao fato cientificamente conhecido como convergência evolutiva, onde duas coisas acabam tendo morfologia/funcionamento semelhantes, mas com origens independentes entre si. Ou seja, o formato da "pelve de ave", nesse caso, surgiu duas vezes independentes na história da vida: uma na história evolutiva dos dinossauros ornitísquios e outra na história evolutiva das aves.
Porque existem esses dois padrões de pelve nos dinossauros? A resposta não é muito clara. Nós sabemos que a pelve "padrão", primitiva (ou seja, a que veio primeiro) no caso dos dinos é a de réptil, do padrão Saurísquio. Como o grupo dos ornitísquios engloba dinossauros herbívoros, é possível que o padrão de ave, com o púbis voltado para trás, tenha permitido o crescimento de um estômago e intestino maiores, capazes de processar mais eficientemente a grande quantidade de vegetais que esses animais comiam.
Vamos ver alguns exemplares de dinossauros dos dois grupos? Vamos começar pelos ornitísquios! Esse grupo de dinossauros é possui vários subgrupos, vamos dar uma olhada em alguns deles:
Ornitísquios basais
 São animais relativamente pequenos, quando comparados com outros dinossauros, e ágeis, estando entre os mais antigos do registro fóssil conhecido, do período Triássico. O animal ao lado é um Pisanosaurus, o mais antigo ornitísquio conhecido (deve ter uma idade de aproximadamente 220 milhões de anos), proveniente de depósitos sedimentares da Argentina.
  
 Tireóforos
Os tireóforos, pertencentes ao grupo Thyreophora, foram dinossauros representados principalmente por indivíduos de grande porte e altamente protegidos por placas ósseas ao longo do corpo. Estavam provavelmente entre os animais herbívoros mais difíceis de se capturar de todos os tempos, pelas suas estratégias defensivas. Os anquilossauros (como na imagem ao lado, na parte de cima) possuíam várias placas ósseas cobrindo dorso, pescoço, cabeça e cauda, e muitos possuíam, ainda, uma "clava óssea" na ponta da cauda que facilmente poderia esmigalhar a perna, braço ou cabeça de um predador que não tomasse o devido cuidado (existem registros fósseis de tíbias e fêmures de tiranossaurídeos que provavelmente foram esmigalhados por um golpe caudal de algum anquilossauro). Os estegossaurídeos (como na imagem ao lado, na parte de baixo) ainda deram outras funções as suas placas ósseas: evidências fósseis mostram que elas eram bem irrigadas de sangue, e os animais provavelmente alteravam sua coloração para afugentar predadores e/ou para atrair fêmeas. A ponta da cauda dos estegossaurídeos, ao invés de possuir uma clava óssea, era coberta por alguns espinhos ósseos bem desenvolvidos, que também poderiam fazer um grande estrago no corpo de qualquer predador inconsequente.
Ornitópodes
Os dinossauros pertencentes ao grupo Ornithopoda provavelmente eram animais bem sociáveis, que viviam em grandes bandos e migravam periodicamente (há um registro fóssil de um cemitério de hadrossauros com estimativa de mais de 10 mil indivíduos enterrados! Você consegue imaginar como seria a imagem de um bando de 10 000  animais imensos, com mais de duas toneladas cada, caminhando juntos?). Eles possuíam uma adaptação interessante para a herbivoria, um bico córneo na ponta do focinho (conhecido popularmente como "bico-de-pato"), que deveria ajudar na captura de folhas e galhos para alimentação. Parasaurolophus, da imagem ao lado, ainda tinha um tubo oco de osso na cabeça, que provavelmente utilizava para soprar ar por dentro e fazer um grande barulho (como num berrante) para comunicação entre membros do bando.
Marginocéfalos
Os animais do grupo Marginocephalia eram herbívoros de pequeno, médio e grande porte que possuíam um crânio reforçado, frequentemente com ornamentações ósseas na parte traseira do crânio. Os paquicefalossaurídeos (imagem ao lado, parte inferior) eram dinossauros bípedes que possuíam um crânio espesso, altamente ossificado, que utilizavam provavelmente para disputas por fêmeas e, talvez, para defesa contra predadores. Já os ceratopsídeos (imagem ao lado, parte superior) eram dinossauros, em sua maioria, quadrúpedes e de grande porte, com bico córneo recurvado no focinho (popularmente conhecido como "bico-de-papagaio") e frequentemente com chifres na parte posterior do crânio e na ponta do focinho. Inclui o famoso Triceratops, na imagem ao lado (parte superior, belissimamente ilustrada por Todd Marshall), cujo registro fóssil é bem comum. Uma proposta recente, entretanto, sugere que Triceratops não é uma espécie válida de dinossauro, mas sim a forma jovem (um estágio "adolescente")  de um outro ceratopsídeo, conhecido como Torosaurus, que era maior de corpo e de cabeça.
 Bem, nós vimos um pouco da diversidade dos dinossauros ornitísquios até o momento. Vamos conhecer, agora, um pouco da diversidade do outro grupo de dinossauros, os saurísquios, que são divididos em dois grupos principais: sauropodomorfos (inclui os gigantescos saurópodes e seus parentes) e terópodes (inclui a maioria dos dinossauros carnívoros e as aves).
Sauropodomorfos
Os sauropodomorfos incluem os prossaurópodes ("tataravôs" dos saurópodes) e os saurópodes, os tradicionais dinossauros "pescoçudos", que foram os maiores animais terrestres que já habitaram nosso planeta. Alguns recordes são impressionantes: Mamenchisaurus tinha um pescoço de aproximadamente 10 metros de comprimento, Argentinosaurus pode ter sido o animal terrestre mais pesado do planeta (com mais de 70~80 toneladas) e Amphicoelias pode ter sido o mais comprido animal terrestre, com mais de 45 metros de comprimento (existem estimativas ainda maiores para esses e outros animais, utilizei aqui algumas que são mais amplamente aceitas na comunidade científica). Vale lembrar, ainda, que a baleia azul moderna é o maior animal (em volume) que conhecemos, pesando aproximadamente 200 toneladas. Mesmo assim, os saurópodes devem ter sido alguns dos mais fantásticos animais que já viveram sobre o nosso planeta! O grande tamanho e a cauda comprida, muitas vezes capaz de golpear como um chicote, evoluíram como uma excelente defesa pessoal para esses animais.
Terópodes
Os dinossauros terópodes incluem a maioria dos dinossauros carnívoros + as aves. São divididos em vários subgrupos, vamos começar pelos:
Tetanuros
Os tetanuros incluem um grande número de espécies de dinossauros, como os megalossauróides e os celurossauros.
Megalossauróides
Os megalossauróides são terópodes basais (derivaram cedo na história evolutiva do grupo, o que não significa que são menos adaptados ao ambiente em que vivem do que seus parentes mais derivados), que incluem grupos como os megalossauros e os espinossauros (imagem ao lado; sim, é aquele dinossauro que aparece no filme "Jurassic Park 3"). Os espinossaurídeos possuíam uma vela nas costas, que provavelmente usavam como um "ar condicionado de fábrica" para resfriar o sangue e/ou como exibição para as fêmeas. São os dinossauros carnívoros mais compridos que se tem notícia, e a estimativa para Spinosaurus aegyptiacus é algo em torno de 15 metros de comprimento. Há registro de dentes e materiais cranianos de espinossaurídeos no Brasil, mas uma discussão mais completa disso fica para o próximo post.
Celurossauros
Os celurossauros formam um grupo de dinossauros que inclui alguns dinossauros pequenos e ágeis, os compsognatídeos (da imagem ao lado) e os tiranorraptores. Os compsognatídeos frequentemente tinham o tamanho de uma galinha, embora recentemente foi descrito um membro "gigante" (comparado com outros da mesma família) do grupo. Outro celurossauro, Coelophysis, possui um interessante registro fóssil de canibalismo.
  
Tiranorraptores
O grupo Tyrannoraptora engloba os mais famosos dinossauros carnívoros: T rex (imagem ao lado), Velociraptor, Oviraptor, etc. Ele pode ser dividido em grupos menores, como Maniraptora (descrito abaixo) e o grupo dos tiranossauróides, que foram, provavelmente, os animais carnívoros mais pesados da história da Terra. Muito tem se discutido sobre seus hábitos (se eram predadores ou carniceiros), mas é provável que, assim como vários animais fazem hoje em dia, os tiranossauróides fossem dinossauros oportunistas: se tivessem a oportunidade de caçar um animal doente ou frágil, assim o fariam; se tivessem a oportunidade de comer uma carcaça, assim o fariam. Os braços curtos, apesar de não serem muito funcionais para agarrar presas, ainda assim eram muito fortes: estima-se que eles podiam "carregar" até 200 Kg.
Manirraptores
Os manirraptores formam um grupo altamente diversificado de terópodes e incluem animais herbívoros, como os terizinossauros (imagem ao lado, parte do meio), embora a maior parte de seus representantes fosse carnívora. Os terizinossauros são representantes de um dos grupos mais bizarros de dinossauros: apesar de suas garras serem as maiores do reino animal (algumas com mais de 70cm), elas não eram utilizadas para caçar, mas sim, provavelmente, para agarrar galhos e árvores e como defesa contra predadores. Um outro grupo de manirraptores, os ovirraptores (imagem ao lado, parte superior) carregam um nome ("ladrão de ovos") que não condiz com a realidade: os primeiros registros fósseis desses animais foram encontrados associados com ovos quebrados, uma evidência que, junto com um bico característico, levou os cientistas a imaginar que o animal se alimentava de ovos que roubava de outros dinossauros. Análises posteriores, entretanto, mostraram que os ovos, na verdade, eram do próprio Oviraptor, e que ele provavelmente morreu defendendo seu próprio ninho. Os deinonicossauros incluem o famoso Velociraptor (imagem ao lado, parte inferior), clássico na série de filmes Jurassic Park. Muitos deinonicossauros possuíam uma grande garra recurvada na ponta do "dedão" do pé, que utilizavam para atacar a presa e rasgar grandes pedaços de carne.
Vale lembrar, também, que as aves evoluíram a partir desse grupo de dinossauros e, por isso, os manirraptores formam o grupo mais diverso de dinossauros que já existiu.

Os dinossauros foram animais que surgiram durante o Triássico, há mais ou menos 225 milhões de anos atrás, e se "extinguiram" (sem considerar as aves, como você já sabe) no final do Cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos atrás. Seu reinado de 160 milhões de anos, mais sua imensa capacidade de se adaptar aos diversos tipos de hábitat terrestre, os coloca como um dos grupos mais bem sucedidos de animais que já existiram sobre a face da Terra. Além de serem animais fantásticos para a maioria das pessoas, eles também são fantásticos aos cientistas, por conta de sua grande diversidade e seu reinado bem-sucedido. Além do mais, compreender a extinção da maioria desses animais, durante o evento no final do Cretáceo, pode nos ajudar a entender como a vida se organiza durante e após um evento catastrófico, e pode nos ajudar a compreender e evitar futuras extinções.

Descobrem-se novas espécies de dinossauros todos os anos, e a tendência é que cada vez mais apareçam novas espécies com novos trabalhos paleontológicos. Quem sabe um dia você não possa descobrir uma nova espécie de dinossauro?

Até semana que vem!

O que vem por aí? Prévia do post da próxima semana

Você com certeza conhece os nomes Tyrannosaurus rex, Triceratops, Velociraptor...mas já ouviu nomes como Staurikosaurus, Sacisaurus e Angaturama? Sabe dizer o nome de mais algum dinossauro brasileiro, ou o lugar onde os dinossauros brasileiros são encontrados? Sabia que já temos mais de 20 espécies de dinossauros descritas no nosso país? Se quiser conhecer um pouco mais sobre a diversidade de dinossauros "tupiniquins", então não perca o próximo post do blog "Quero Ser Paleontólogo!"!

7 comentários:

  1. Bruno, muito interessante sua postagem! Descobri muitas coisas que sabia. Gostaria de saber onde voce fez faculdade de paleontologia, pois tenho vontade de seguir esta carreira! Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo(a)! :-)

    Faculdade de Paleontologia, no Brasil, não existe, embora outros países possuam essa graduação. Sou biólogo de formação pela Fundação Santo André (FSA) e, atualmente, me encaminho ao Mestrado junto ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP).

    Recentemente, escrevi um post aqui no blog de esclarecimento para quem deseja ingressar na área. Sugiro que você leia, pode te ajudar! O endereço é:

    http://queroserpaleontologo.blogspot.com/2010/10/e-possivel-ser-paleontologo-no-brasil.html

    Copie e cole no seu navegador que você será automaticamente redirecionada ao post.

    Qualquer dúvida, você também pode me mandar um e-mail (o endereço está no meu perfil).

    Saudações paleontológicas!

    ResponderExcluir
  3. Fala Brunão!!!
    Muito bom seu post. Dá uma geral nos principais grupos de Dinos.
    Fala logo dos dinos brasileiros!!!! Assim a galera pode conhecer mais e descobrir que dinossauro não é só T. Rex!!!
    Abçs
    Beto

    ResponderExcluir
  4. Opa, valeu Betão! Semana que vem tem o post completo com a lista dos dinos brazucas, do RS ao Nordeste! :-D

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal!
    Estou adorando todos os seus posts!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi sou Rafael,tenho 10 anos, já me decidi quero ser paleontólogo, moro no interior do RJ,estudo em escola publica, sera q no RJ consigo alguma coisa nessa area?
    obs:estou usando o e-mail da minha irmã.
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,

      Sim, no Rio de Janeiro você tem ótimas opções para trabalhar! Quando você for mais velho (estiver na faculdade), busque o Museu Nacional (na Quinta da Boa Vista) ou a UFRJ (na Ilha do Fundão). Estes dois lugares têm laboratórios de Paleontologia onde você pode trabalhar.

      Boa sorte! Eu também estudei em escola pública e hoje sou paleontólogo, então é só você se esforçar que você consegue alcançar! :-)

      Excluir