quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Exposição "Cabeça Dinossauro" no Museu de Zoologia da USP

Caros leitores, convido à todos para visitar a nova exposição temporária do Museu de Zoologia da USP, intitulada "Cabeça Dinossauro", que traz ao público o mais novo dinossauro brasileiro (e um dos titanossauros mais completos do mundo), o Tapuiasaurus macedoi.




A exposição vai até o final de Agosto, e traz peças originais do dinossauro, um dos titanossauros mais completos do Brasil e do mundo, incluindo o crânio muitíssimo bem preservado. Muitas das peças expostas eu tive a honra de ajudar na coleta durante o trabalho de campo e na preparação durante o trabalho laboratorial,  por fazer parte da equipe do MZUSP. Além das peças originais, uma réplica do esqueleto completo do animal ficará permanentemente exposta no espaço expositivo do MZUSP.


Para quem se interessar, o artigo científico que descreve a incrível descoberta está disponível online (é free access) a partir desse link.


E tem também links para matérias que saíram na mídia: para a reportagem do SBT sobre a exposição, clique aqui; para a reportagem da Rede TV,clique aqui.


O endereço do Museu de Zoologia é: 


Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga - São Paulo - SP


Confiram!


Até mais!


Breve explicação sobre a ausência de posts recentes no blog: pessoal, eu tenho ficado um pouco ausente do blog, sem postar faz algum tempo por causa da minha futura "bateria" de provas para ingressar no Mestrado. Estou estudando muito, muito mesmo, todos os dias (até os finais de semana) e escrevendo meu projeto de pesquisa. Então, devo postar com mais regularidade somente em Março mesmo. Peço desculpas aos leitores que me acompanham, mas é uma fase necessária dentro de meu futuro profissional. Obrigado pela compreensão e espero poder voltar o quanto antes à rotina normal de postagem!

12 comentários:

  1. oi meu nome é akio moro em maringa pr . tenho 14 anos
    queria pergunta como me tornar paleontologo
    eu vi q se vc se formar em geologia e depois em graduação em paleontologia molecular. qual é uma outr forma

    ResponderExcluir
  2. Olá Akio!

    Eu escrevi um post detalhado sobre como você deve fazer para se tornar um paleontólogo no Brasil. Se você quiser conferir, visite o link: http://queroserpaleontologo.blogspot.com/2010/10/e-possivel-ser-paleontologo-no-brasil.html

    Um abraço e boa sorte na sua carreira!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito do trabalho em seu blog. É muito legal, pois aborta temas variados sobre a paleontologia em seus posts. Já estou seguindo seu blog, se desejar conhecer meu blog o endereço é http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. qual é o caminho mais facil para se tornar palontólogo fasendo geologia ou biologia ?

    ResponderExcluir
  5. Mais "fácil" não é nem um nem outro...rs...são caminhos diferentes mesmo.

    Acredito que a maioria dos profissionais da Paleontologia são biólogos de formação, e não geólogos, porque estudamos principalmente como os animais extintos viviam.

    A escolha da sua graduação vai depender mais do quê você quer estudar: se prefere estudar como viviam os seres vivos extintos, faça Biologia; se prefere entender como esses seres vivos se fossilizaram, faça Geologia.

    O importante, também, é você conhecer como é o mercado de trabalho dentro de cada área. A escolha da graduação é uma das escolhas mais importantes de nossas vidas e, portanto, deve ser feita com muita certeza do que está fazendo. Ainda bem que você se interessa por isso desde cedo, pois você ainda tem alguns anos para se decidir melhor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bruno, vi algumas palestras suas lá na Sabina nas últimas semanas. Adorei, aprendi bastante... parabéns.!
    E seu blog é muito bom tb.!
    Aproveitando, tenho um blog tb sobre bio, se quiser dar uma olhada: www.biointeressante.blogspot.com

    Bjoks!

    ResponderExcluir
  7. meu nome é annna beatriz ,queria saber como se faz para se formar em paleontologia
    tenho 10 anos e queria ser paleontologa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna Beatriz!

      Sugiro que você leia este post daqui do blog mesmo: http://queroserpaleontologo.blogspot.com/2010/10/e-possivel-ser-paleontologo-no-brasil.html . Ele deve responder algumas de suas dúvidas!

      Boa sorte!

      Excluir
  8. Prefiro,não revelar o meu nome,então me chame de "x",eu tenho 13 anos e tenho quase certeza que quero me tornar paleontólogo,mas queria saber duas coisas:1°:qual é o salário médio no Brasil e 2°:quais são os locais em que eu poderia trabalhar no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá X!

      1) O salário vai depender muito do lugar e da função que você ocupará. Mas, para te dar uma base aproximada, digamos que um professor e pesquisador universitário em Paleontologia, com Mestrado e Doutorado, trabalhando em alguma Universidade pública de nosso país, deve ter o salário num valor entre R$ 4 000,00 a R$ 9 000,00, em média. São muitos anos de estudo também, vale ressaltar.

      2) Para responder essa sua dúvida, sugiro que você leia este post aqui do blog mesmo: http://queroserpaleontologo.blogspot.com/2010/10/e-possivel-ser-paleontologo-no-brasil.html .

      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  9. E aí, Bruno...não vai mais postar nada não?! E a gente, como fica?! rsrsrsrs

    ResponderExcluir