sábado, 28 de julho de 2012

Como achar fósseis?

Os fósseis são os objetos de estudo da Paleontologia, e todo o ano são descobertos novos fósseis impressionantes por todo o mundo. Mas como são encontrados esses materiais? Onde os paleontólogos procuram por eles? E o que fazer se você encontrar um fóssil?




Como o blog acabou de passar das 30 mil visualizações, resolvi voltar a publicar por aqui! :-)

Essa é uma das perguntas mais comuns que ouço nos meus cursos e palestras. Frequentemente me perguntam: "Se eu começar a cavar no quintal da minha casa, posso achar um fóssil? E se for no sítio da minha avó? Ou na praia?". Bom, primeiramente vamos observar algumas questões sobre a formação dos fósseis.

Existem diversos tipos de fossilização, e não vou entrar nos detalhes de cada um dos tipos (isso pode ficar para um post futuro), mas o processo mais comum e "clássico" de fossilização segue aproximadamente o padrão abaixo:

- O organismo morre e é carregado até um corpo d'água (lago, rio, pântano, etc). Existem exceções, mas como eu estou descrevendo apenas a maneira mais comum de fossilização, coloquei a água como um processo básico;

- Enquanto o organismo vai sendo soterrado, ele normalmente é devorado por decompositores. É por isso que normalmente só sobram as partes mais duras (ossos, conchas, dentes, etc), porque essas partes são mais difíceis de serem digeridas;

- Após o processo de soterramento, existem dois processos geológicos que irão transformar o bloco de sedimentos (que são os "pedacinhos" de rocha, como grãos de areia ou argila) numa rocha: compactação (onde o peso da água e dos sedimentos vai "espremendo" os sedimentos abaixo, diminuindo o espaço entre eles) e cimentação (onde a água passa no meio dos sedimentos e se transforma numa substância colante, um tipo de cimento mesmo);

- Esse processo dá origem a um tipo específico de rocha: a rocha sedimentar, que é caracterizada por ser formada em camadas (as mais inferiores são mais antigas e as mais superiores são mais novas) e pode aprisionar, dentro dessas camadas, fósseis de organismos antigos.



Então, já chegamos num consenso inicial: fósseis são encontrados em rochas sedimentares. Podem existir exceções, como fósseis talvez sendo encontrados em alguns tipos de rochas metamórficas, mas os paleontólogos não vão procurar fósseis em rochas vulcânicas, por exemplo. Isso porque, se havia algum organismo por ali, certamente ele foi "derretido" pelo magma. Então, os paleontólogos buscam fósseis em rochas sedimentares, o que já exclui boa parte da superfície do planeta. Mas são todos os tipos de rochas sedimentares que têm fósseis?

Não. Nem sempre são encontrados fósseis em todas as rochas sedimentares. Então, para encontrar esses registros da vida passada, os paleontólogos contam com os seguintes itens:

1) Buscar por fósseis em regiões onde já foram encontrados fósseis anteriormente. Essa é a alternativa mais comum, pois os afloramentos (nome que se dá às localidades em que se pode observar e coletar fósseis) normalmente não revelam apenas um fóssil, mas sim vários. Existem lugares onde é possível encontrar muitos fósseis, e a cada ano os paleontólogos escavam novos animais e plantas dos mesmos afloramentos ou de afloramentos próximos.

2) Estudar detalhadamente a geologia e a geografia de um lugar. Ao estudar a geologia de um lugar (seja uma cidade, um estado ou um país), os paleontólogos podem observar em quais pontos eles teriam mais chances de encontrar um fóssil, baseados no tipo de rocha que existe em cada lugar. Ao mesmo tempo, nós não derrubamos florestas ou grandes áreas de vegetação só pra ver se encontramos fósseis, por isso que o conhecimento da geografia e do relevo ajudam muito na hora de buscar novos lugares para escavação, uma vez que procuramos em lugares onde as rochas já estejam expostas ou a vegetação não atrapalhe na busca.

3) Descobertas acidentais em grandes obras. Esse também é um meio comum de se encontrar fósseis. Em novos cortes de estradas, em pedreiras e mineradoras, na construção de barragens, etc, não é raro que os trabalhadores encontrem "esqueletos" enterrados nas obras e contactem uma Universidade para estudá-los. Diversos dos mais incríveis fósseis do mundo foram descobertos assim.

4) Moradores locais encontram os fósseis e contactam a Universidade. Essa também é uma maneira comum para os paleontólogos encontrarem novos fósseis. Muitas vezes, moradores de algumas cidades estão andando por seus terrenos / fazendas (ou nas proximidades da cidade) e acabam encontrando "ossos estranhos" meio enterrados. Esses moradores devem avisar uma Universidade de confiança para que os paleontólogos possam fazer o trabalho científico de maneira correta e não perder informações essenciais para o conhecimento (nós não estudamos apenas os ossos, mas também a maneira como eles foram encontrados, a posição em que estava o esqueleto, a orientação geográfica a qual estavam os fósseis, etc).

A maneira exata sobre como são extraídos os fósseis eu vou deixar para um post futuro. Mas basicamente o trabalho possui muitos detalhes: observar onde estão as partes do organismo, desenhar um esquema, isolar cada fragmento ou conjunto de fragmentos, fazer um bloco com um pedaço do chão (literalmente, com fósseis e sedimentos), engessar o bloco, transportar até a Universidade e, no Laboratório, fazer a preparação final do fóssil. A questão que eu gostaria de expor agora é: e se você, caro leitor, encontrar um fóssil? O que você deve fazer?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a comercialização de fósseis no Brasil é considerada crime. Essas leis têm o objetivo de preservar o patrimônio paleontológico do nosso país, impedindo que ele acabe caindo nas mãos de um colecionador que não irá estudá-lo a fundo. Muitas pessoas perguntam: "Quanto vale um fóssil?", achando que o valor é financeiro. Na verdade, é quase impossível estipular um valor financeiro para um fóssil, isso porque muitos deles são únicos no mundo inteiro! Imagine que você está na casa de um amigo e, acidentalmente, acaba quebrando a TV dele; você pode ir a uma loja depois e comprar uma nova TV. Agora, se você quebra um fóssil que era o único no mundo inteiro, onde irá comprar outro? Então, é importante lembrar que o valor do fóssil é científico e cultural, e não financeiro.

Voltando ao exemplo, a melhor decisão que você pode tomar quando acha um fóssil é avisar uma equipe de Paleontologia de uma Universidade de confiança. Entrando em contato com uma equipe especializada, você garante que o fóssil vai ser extraído da rocha da maneira mais correta e com todos os detalhes científicos que a Paleontologia precisa para fazer suas constantes descobertas!

Uma das principais Universidades do mundo é a Universidade de São Paulo (USP), que possui algumas equipes de Paleontologia dentro de seus campi. Uma dessas equipes é a do Laboratório de Paleontologia do Museu de Zoologia da USP, da qual faço parte. Caso você, leitor, encontre um fóssil, sinta-se à vontade para contactar o Museu e procurar pelo Laboratório de Paleontologia para informar os seus achados: http://www.mz.usp.br . Esse contato é essencial para que o estudo dos fósseis seja feito com a melhor qualidade possível, e você estará contribuindo para o desenvolvimento da Ciência e da Cultura em nosso país!


Os paleontólogos são profissionais preparados para estudar detalhadamente os fósseis e descobrir como viviam os seres vivos há milhares, milhões ou até mesmo bilhões de anos!


Bom, pessoal, espero que tenham gostado do post. Vou tentar voltar a postar aqui com mais frequência e, caso tenham alguma crítica, sugestão, comentários em geral, etc, deixem suas opiniões aqui nos comentários do blog!

Até a próxima!

38 comentários:

  1. Talvez já tenha feito um post assim. Sou novo aqui então...

    Gostaria que fizesse um post falando resumidamente como são as fases de uma escavação, como ela se desenvolve, etc.

    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro eles dessen terram o fóssil depois cobrem com gesso

      Excluir
  2. muito legal, eu sei de muitos tipos de fósseis e esqueletos, mas nunca soube como encontrar um.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Talvez eu vou viajar para um desses locais onde já foram encontrados fósseis. Se eu encontrar um, eu não vou avisar ninguém ! vai ficar para mim, haha. xD Sério... qual é a graça de achar um fóssil e dar ele?
    Quem quiser que procure, já não basta não ser paleontologo e ter que dar seu ossinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs...a "graça" de dar ele é simplesmente contribuir para o aumento do conhecimento científico sobre o fóssil, melhorando a ciência não só no Brasil mas no mundo inteiro. Assim, você ajuda no progresso científico de diversas pessoas!

      Agora, guardando ele só para você, qual seria sua real utilidade? Servir de souvenir? Peso de papel? rs...doar um fóssil pode ajudar centenas de pessoas, enquanto que ficar com ele, bom, só ajuda você! :-)

      Obrigado pela msg!

      Excluir
    2. bruno vc ainda diz obrigado pra essa imbecil, que não sabe o verdadeiro valor de ser paleontólogo, o valor esta em descobrir fósseis, estuda´-los e mostrá-los as pessoas a diversidade de animais que andou pelo nosso planeta.nada é tão caro quanto vc mesmo descobrir uma nova espécie de dino, ter o privilégio de nome á-lo e estudá-lo

      Excluir
    3. Caro,
      eu tenho 2 fósseis de trilobitas, não sei se são verdadeiros, pelo menos comprei como se fossem e tenho interesse em doa-los, não sei se também teria alguma serventia, mas havendo interesse, como posso fazer e quem devo procurar?

      Att Joel

      nicholasmclarry@gmail.com

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Legal, aprendi muito sobre os fósseis, sua formação e como encontrá-los.
    Quando era pequeno, toda vez que ia em um parque eu ficava procurando querendo achar um fóssil, agora eu sei que é difícil encontrá-los.

    ResponderExcluir
  7. Para ser um Paleontólogo é preciso ser apaixonado??
    Nossa porque eu tenho um sobrinho de 6 anos que ama os dinossauros, sabe os nomes, ele disse que quando ele crescer ele vai ser um paleontólogo e é muito interessante uma criança ser completamente apaixonado por algo, fico feliz por ele...
    Adorei esse blog..
    Ate mais...

    ResponderExcluir
  8. Se eu acha-se uma cabeça de um humano, no meu quintal eu posso ficar pra min.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crânio humano tem alguns problemas. Em primeiro lugar, se você achar um crânio humano, a lei diz que você precisa comunicar as autoridades (isto é, a polícia), uma vez que em primeiro lugar é preciso saber se este crânio é uma evidência de algum crime ou não. Caso não seja e seja um fóssil, de qualquer maneira não pode ficar com você, uma vez que a lei no nosso país diz que os fósseis devem ficar protegidos dentro de museus e universidades.

      Assim, a gente garante que eles vão ficar detalhadamente preservados para que várias gerações de cientistas possam estudá-los no futuro! :-)

      Abs

      Excluir
  9. Eu moro na fazenda,lá tem um local que desconfio que tem ossos de dinossauros,esse lugar tem pedras arranhadas com três marcas,e também tem uma grota,lá pode ter ossos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em grutas e cavernas é comum encontrar fósseis, então pode ter sim! Qual é o lugar (cidade) da sua fazenda?

      Excluir
    2. Entre Xinguara e Água Azul do Norte,Pará(Brasil).

      Excluir
  10. Tenho quase certeza de q quero ser paleontologo.Mas as vezes penso na reaçao das pessoas que conheço ..como reajo diante esta situaçao?.Esta profissao e valorizada no Brasil?Obr.Bbs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre quis ser paleontólogo e, muitas vezes, ouvi que não iria conseguir, que no Brasil é impossível, etc. Isso é mentira, é totalmente possível ser paleontólogo no Brasil, embora você tenha que se esforçar relativamente mais do que se estivesse em outra profissão para conseguir seu lugar.

      A realidade é que não só a paleontologia mas qualquer profissão relacionada à Ciência e à Educação não são muito valorizadas no Brasil. Mas, tirando futebol e política, qual é a profissão valorizada no Brasil? Em todas elas você vai encontrar desafios e perspectivas nem sempre favoráveis. A diferença é que você pode ter uma profissão onde você ganhe dinheiro mais rápido e sinta-se menos feliz e realizado com ela, ou pode ter uma profissão onde os ganhos demorem mais a aparecer (vários anos até você estar ganhando bem, ou seja, mais de R$ 6000,00 ou R$ 7000,00) e você possa passar alguns momentos de aperto financeiro, mas que te fará mais feliz e realizado, principalmente quando seus resultados forem aparecendo.

      Qualquer que seja a decisão que você tome, ela é só sua. E vai determinar boa parte do resto da sua vida.

      Boa sorte!

      Abraços,
      Bruno.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Muito obrigado pela suas dicas.Vou continuar acompanhando seu trabalho no blog q e mt bom.Abraços,Guilherme

      Excluir
  11. Já foi encontrado no Brasil ossos de velociraptor?

    ResponderExcluir
  12. No Pará(Brasil)tem faculdade de paleontologia?

    ResponderExcluir
  13. Oi eu quero saber se em santana do ipanema seria capaz de se encontrar fosseis?, porque a 13 kilometros de santana do ipanema foi encontrado o fossil em uma barragem e o fossil era um que parece uma tartaruga (esqueci o nome) que tem o tamanho de um carro ... Nesta cidade santana do ipanema tem muitas barragens riachos e ate o panema que é um grande riacho que passa por muitas cidades. Des de pequeno a minha dadiva o meu sonho é ser paleontologo. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. Oi queria saber se aqui em balneario camboriú(santa catarina) pode acher fosseis pq eu moro uns 40metros de distancia de uma pedreira e ali acharam um dinossauro aquatico e logo depois explodiram a mina de extraçao de pedras ai caiu um cranio muito grande e bem velho.Mas so pegaram e entregaram os ssos a meu avô ai ele ligou pra uma universidade de paleontologia dos Estados Unidos ai eles vieram de helicopiteroe levaram os ossos embora ai eles ligaram doi dias depois pra gente falando que acabavamos de ter uma nova especie de dinos aquaticos e que era a cabeça de um dino nunca visto antes..
    Entao pode haver mais fossei do tipo né ????
    Obg pela atençao...

    ResponderExcluir
  15. eu encontrei dois fessil um o menor parece ser um dente ou uma raiz do dente de dinossauro e mede 18 cm o maior mede 25cm como divulgar isso?

    ResponderExcluir
  16. Olha só ,se não pode vender fosseis ,pois e um patrimonio do Pais ,por que então o brasil esta exportando fosseis ???

    ResponderExcluir
  17. Eu achei uma pedra ,não sei se posso chamar assim
    meio arenosa e quando tu pega ela sai pó e tem um desenho de uma folha ,achei que pode ser um fossil de uma planta achei ela num leito de rio .
    obs

    ResponderExcluir
  18. Este link tem as imagens de artefato, https://www.facebook.com/photo.php?fbid=815890901786678&set=a.815890878453347.1073741851.100000973260012&type=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não consegui acessar o link ,diz Este conteúdo está atualmente indisponível
      A página solicitada não pode ser exibida no momento. Ela pode estar temporariamente indisponível, o link clicado pode ter expirado ou você não possui permissão para ver esta página.

      Excluir
  19. Eu moro em campos dos goytacases e meu pai tem um sitio, gostaria de saber quanto eu preciso cavar para encontrar essas rochas sedimentares e como reconhecer essas rochas?

    ResponderExcluir
  20. E quando você acha um fóssil mas já possui amostras demais? Como proceder? Fiquei sabendo que alguns cientistas recusam, isso é verdade?

    ResponderExcluir
  21. bruno achei ossos no capao redondo levei uma peça da dentição nausp não para vender mais pedi uma compensação um tratamento dentário mais ofuncionario falou que oseu não faz parte daodontologia então não entre mais em contato tenho 1 oosso que mmede 45cm de largura po r 78cm a cabeça também eu tenho uma pedra que eu acho ser do rim pesa 3kle800gramas queria entrar em conta com você bruno em particular mais não tenho perfilpois vou usar operfil da miha neta tenho mais peças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nivaldo, pela descrição não dá para saber muito bem o que é, então se você quiser me envie um email (bruno.paleo@gmail.com) com fotos que aí posso tentar ajudar a identificar! E o comércio de fósseis aqui no Brasil é crime, por isso as Instituições não podem comprar esses materiais, elas são proibidas pelo governo de compensar financeiramente por um fóssil. Um abraço!

      Excluir
  22. gostei muito obrigado pelas explicaçoes

    ResponderExcluir