sábado, 28 de julho de 2012

Sugestões de tópicos

Olá pessoal!

Este é um espaço para vocês deixarem aqui suas sugestões de postagens no blog "Quero Ser Paleontólogo!". Têm dúvidas? Gostariam de saber mais sobre algum tema dentro da Paleontologia? Querem ver mais informações sobre criaturas do passado ou sobre a formação dos fósseis?

Fiquem à vontade para postar seus comentários aqui e deixar suas sugestões de postagens futuras! Quem sabe elas não acabem se tornando novos tópicos aqui no blog? Este espaço é seu também!

Escrevam nos comentários! :-)

25 comentários:

  1. Olá, vi seu blog hoje por um comentário do Pirulla, ja tinha procurado sobre paleontologia, e achei seu blog bem interessante, o que eu gostaria de saber é como é feito o trabalho em laboratorio, o que eu nunca entendi muito bem, se é baseado em discursões, pesquisas em livros, a parte matematica(principalmente isso, eu nunca ouvi falar muito sobre a parte "matematica" do assunto, mas acho que da pra perceber que ela existe), como é possivel descobrir áreas com grandes quantidades de fósseis etc, agradeço se responder (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente ideia! Depois do último tópico criado (como achar fósseis), eu já tinha ficado com a ideia na cabeça de falar como era o trabalho de coleta. Talvez eu faça dois posts, um falando sobre como é a coleta no campo e outro sobre como é a preparação e o estudo do fóssil no laboratório, que eu não pretendia me estender mas agora com a sua sugestão achei válido.

      Obrigado pela mensagem!

      Excluir
    2. Opa, muito obrigado por responder (:
      Será que daria pra falar também sobre seus estudos para conseguir mestrado, pós-doutorado(se você ja tiver xD), só pra dar um exemplo ?

      Excluir
    3. OS estudos que eu realizo, vc quer dizer? Ou os estudos para entrar na pós-graduação?

      Abs!

      Ps: vou ficar sem internet essa semana, então vou demorar um pouco mais para responder sua próxima msg.

      Excluir
    4. Sem problemas demorar, só espero que responda xD

      Estou dizendo sobre os 2, que tipos de pesquisa, quais foram as suas, ou de amigos, para dar exemplos...

      Ah, e uma pergunta rápida, existe algum livro "simples" pra quem não manja muito do assunto que você possa indicar ? Mal aí outra pergunta, mas é que não é todo dia que da pra falar com um paleontologo xD

      Excluir
  2. Bom ja faz uma semana mas to na espera ainda @_@
    Só pra adicionar algo mais, não precisa ser só um livro, mas algum não muito dificil de achar e como eu disse pra quem não entende muito do assunto mas quer aprender (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe...é que voltei na sexta-feira à tarde e viajei de novo no sábado de manhã. Mas agora tô aqui em SP e ajuda a responder mais rápido! :-)

      Um livro muito bom que eu recomendo é o Dinossauros do Brasil, do Prof. Anelli e ilustrado pelo paleoartista Felipe Elias (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3070072/o-guia-completo-dos-dinossauros-do-brasil). Conhece? Também tem um que é muito bom, chama a Enciclopédia Completa dos Dinossauros e Outros Animais pré-históricos. Dá uma olhada: http://www.submarino.com.br/produto/5969733/livros/comunicacaoelinguistica/comunicacao/livro-enciclopedia-dos-dinossauros-e-da-vida-prehistorica

      Excluir
    2. Opa, achei bem interessante, assim que possivel vou comprar, acho melhor ler primeiro a enciclopedia para me informar melhor antes de ler o que fala sobre os dinossauros do Brasil

      E voltando no que eu tinha falado antes, se fizer um post mais completo sobre os estudos feitos em laboratorios, mas se possivel em resposta mesmo sobre que tipos de trabalhos são feitos, o que você fez para conseguir seu mestrado, doutorado..isso eu realmente não consigo achar, por mais que tenha interesse em procurar ossos, eu sei que a paleontologia não é só isso, e quero saber se eu tenho interesse nos estudos feitos...deve ter ficado meio confuso mas deve dar pra entender @_@

      Excluir
    3. Vou traduzir seu pedido como um: "Pode fazer um post explicando como é o dia-a-dia do trabalho de um paleontólogo? Escavar fósseis é legal, mas...o que o paleontólogo faz quando não está escavando? Como é a rotina de pesquisa?". Acertei? :-)

      Excluir
    4. Opa é exatamente isso que estava falando, realmente achar fosseis parecer ser incrivel, mas o que se faz fora isso eu procuro procuro e não acho, então é isso mesmo :D

      Excluir
  3. Fala aí cara, tudo beleza ? Segunda eu vou comprar uns livros( O Hobbit e a trilogia do senhor dos anéis) então não tem como eu comprar livros agora, mas o próximo da minha lista é a enciclopédia que você me indicou
    Mas indo ao que interessa realmente, alguma previsão para o post do dia-a-dia do trabalho de um paleontologo :D ?
    Eu sei que demora, tudo bem, mas só pra eu ter uma previsão ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero fazer até o final desse mês ou no começo do próximo. Tá duro achar um tempinho pra escrever, mas vou buscar o que der! :-)

      Excluir
  4. Você esqueceu do post D: ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu nome é Gabriel e eu achei bem legal a ideia de um post explicando como é o dia-a-dia do paleontólogo e o que ele faz quando não está escavando fósseis.
      Ai Bruno, você esqueceu o post?

      Excluir
  5. Olá como você é paleontologo você poderia fazer um post sobre fósseis transicionais ou seja fósseis que mostram caracteristicas evolutivas de animais primitivos até evoluirem até ser os animais que conhecemos hoje e atraves disso você poderia mostrar mudanças que realmente modificaram a estrutura fisica dos animais

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruno, achei muito legal o bloco especial dinossauros, mas você também poderia falar sobre as placas ósseas e espinhos dos estegossauros, a enorme vela dorsal dos espinossauros, a mortal garra retrátil do velociraptor, o escudo cefálico dos ceratopsídeos, a crista do dilofossauro, a armadura dos anquilossauros, as enormes garras do terizinossauro, o barionix que é conhecido como dinossauro pescador e os saurópodes que usavam suas caudas para chicotear os inimigos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruno, então eu gostaria de saber se o Saltassauro foi o único saurópode que possuía placas ósseas nas costas.
    Eu pesquisei,pesquisei mas não achei.
    Espero que esclareça minha dúvida.
    Abraços! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas placas nas costas são chamadas de osteodermes, e estão presentes em outros animais também, como crocodilos. O Saltassauro não foi o único; existe um rico registro de osteodermes em Titanossauros por exemplo.

      Obrigado pela msg! :-)

      Excluir
  8. Oi Bruno, fiquei sabendo do seu blog através do Pirrula também, gostaria de te perguntar, será que a teoria da "Terra Oca" na qual o Planeta Terra teria passagens para o interior da Terra (principalmente pelas cavidades nos polos, que o governo americano tanto bloqueia acesso de aviões e satélites) poderia conter inúmeros dos fósseis que seriam os "elos perdidos" de um processo evolutivo? Pois em diferentes momentos do tempo geológico, essa passagem para o interior da Terra nos polos, poderiam estar mais acessíveis via continente... já que hoje em dia eles se localizam em regiões ou no fundo do oceano ou cobertas por gelo. Fica aqui meu comentário para reflexão, discussão, etc, principalmente agora que os físicos estão mais próximos da "quinta força fundamental da natureza" que de certa forma, corrobora com essa "Teoria da Terra oca".

    Segue o link sobre a descpoberta dos físicos: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quinta-forca-fundamental-natureza&id=010130130225

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, Teoria da "Terra Oca", eu não tenho nada a dizer, mas do jeito que a cada momento descobertas incríveis acontecem...

      Excluir
  9. me add no face Bruninho_gatobbs@hotmail.com
    algum paleontólogo quero perguntas pq to interessado

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Bruno, como vai?
    Meu nome é Gabriel.

    Antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pelo Blog. Muito obrigado por compartilhar da sua experiência conosco.
    Tá tudo muito bacana e é também muito estimulante para nós que somos entusiastas, apaixonados pela Atividade e ansiosos por informação e meios de nos aproximar da Paleontologia.
    Tenho uma dúvida, Bruno. Sou agrimensor e gostaria de saber se há como eu ingressar como tal em uma equipe de Paleontologia.
    Na verdade é o que eu quero fazer e já anotei o procedimento descrito por você aqui no blog, isto é, graduação em Bio ou Geo e depois mestrado.
    Mas até lá seria possível estar já inserido no meio como agrimensor?

    Desde já agradeço pela atenção, Bruno.
    Um abraço!

    ResponderExcluir